• Carregando...

As cirurgias plásticas de ocidentalização – procedimentos que consistem em abrir mais os olhos orientais ou seus descendentes – têm um curioso precursor cultural: os mangás. Uma das principais características dos tradicionais quadrinhos japoneses é justamente os enormes e arregalados olhos dos personagens.

O precursor desse estilo é o artista Osamu Tezuka, que foi o responsável por introduzir as características ocidentais nos desenhos. Sua inspiração eram os quadrinho norte-americanos publicados no Japão no fim dos anos 40. Tezuka teria se baseado especialmente em Mickey Mouse, o mais famoso personagem da Disney.

Outra explicação está no fato de os japoneses acreditarem que os olhos são os espelhos da alma. Tezuka acreditava que desenhando suas figuras com olhos grandes e detalhados destacava a expressão e o sentimento. Nos mangás há algumas diferenças entre olhos masculinos e femininos. Os olhos femininos são em geral mais abertos e maiores que os masculinos. Além disso, a pálpebra superior do olho feminino apresenta dois ou três longos cílios que dão um ar feminino ao olho.

Tradição

Apesar de marcantes, os olhos grandes não estão presentes em todos os mangás. Os desenhados por Ketsuhiro Otomo, por exemplo, criador de um dos mais famosos animes do mundo, Akira, por exemplo, mantêm as características orientais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]