Casacos de manhã e sorvete à tarde: grande variação de temperatura é comum no início da primavera| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Frio. Quente. Frio. Quente. A primavera 2016 só conhece esses dois tons até o momento em Curitiba, cidade em que a variação já é patrimônio imaterial. As manhãs e noites são geladas. As tardes, “bronzeantes”. E, nesta quarta-feira (28), não deve ser diferente.

CARREGANDO :)

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

O dia amanheceu com termômetros na casa dos 10° C na capital e em toda a região Sul, mas terá tarde bem ensolarada - uma ênfase à variação térmica característica do início da estação. Em Guaratuba e Caiobá, a variação deve ser de 10° C (de 14° C a 24° C) ao longo do dia. Em Curitiba, de 14° C (10° C a 24° C), em União da Vitória e Rio Negro, de 18° C (6° C a 24° C).

Publicidade

Já Norte e Oeste, onde os moradores convivem com o sol patente, os termômetros não chegam a ficar tão baixos durante a manhã e sobem ainda mais no período da tarde. Em Umuarama, por exemplo, o dia amanheceu com 19,9° C e a máxima pode chegar a 31° C.

Cinco locais de Curitiba que ficam mais lindos na primavera

Leia a matéria completa
Veja também
  • Apesar de inverno rigoroso, recordes de frio em 2016 ficaram com o outono
  • Primavera sem calor? Chances de La Niña podem segurar os termômetros na nova estação

As variações mais ao Norte Pioneiro e na faixa que liga Foz do Iguaçu e Cascavel a Campo Mourão devem ser de valores similares, mas de extremos quentes para picos ainda mais quentes. Em Maringá e Londrina, a variação prevista é de 15° C a 31° C. Em Paranavaí, de 16° C a 33° C, e, em Foz, de 17° C a 32° C.

A mínima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Paraná, mais uma vez, foi em General Carneiro, com 5° C.

Publicidade

Próximos dias

Segundo o Simepar, uma frente fria até passa pelo mar na altura da região Sul do Brasil nesta quinta-feira (29), mas sem causar instabilidade ou chuva no Paraná. Outra massa de ar mais frio se desloca para o mar na altura da Argentina e também não chega a provocar resfriamento no estado.

Do outro lado, os valores na quinta-feira (29) alcançam até mesmo 34° C em Paranavaí e mesmo as cidades que fazem divisa com Santa Catarina devem amanhecer mais amenas, na casa dos 9° C. O frio no Sul pode ser mais intenso no final da noite, com os ventos que sopram do mar.

A primavera, que costuma ser bastante chuvosa, só deve registrar precipitações significativas a partir de sexta-feira (30), e em apenas um trecho do mapa: a região Oeste, com áreas de instabilidade vindas do Paraguai.