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Pelo terceiro dia seguido, moradores realizaram um protesto e fecharam a BR-116, no km 14 do Acesso Norte, em Colombo (região metropolitana), na tarde desta sexta-feira (23). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a estrada foi fechada no sentido sul (Curitiba). A manifestação começou por volta das 14h55, no trecho da estrada que passa pela Vila Zumbi, e foi encerrada por volta das 16h.

Segundo a PRF, os manifestantes pediram a instalação de passarelas no local. Não foram registrados congestionamentos na região, de acordo com a polícia rodoviária. Os motoristas conseguiam ver o bloqueio de longe e desviavam antes de chegar à manifestação.

Na tarde de quinta-feira (22) a estrada, no mesmo ponto e sentido, também foi bloqueada por cerca de meia hora, das 17h às 17h30, de acordo com a concessionária Autopista Régis Bittencourt, que administra o trecho. Uma equipe da PRF permanece no local, na tarde desta sexta, para evitar novos bloqueios.

Manifestação e arrastão

O primeiro dia de protestos foi na noite de quarta-feira (21), por volta das 19h, depois que um homem ficou ferido ao ser atropelado na rodovia. Os manifestantes colocaram fogo em pneus, bloqueando os dois sentidos de tráfego. Um congestionamento de dez quilômetros chegou a se formar no local.

Os veículos que ficaram parados na fila que se formou acabaram virando alvo de assaltos e apedrejamentos. Segundo uma testemunha, que estava em um ônibus que foi apedrejado, em grupo de 20 pessoas percorria a fila de carros praticando roubos.

Estudos

Segundo a concessionária Autopista Régis Bittencourt, o contrato de concessão prevê a implantação de 51 passarelas ao longo do trecho pedagiado – de Taboão da Serra (SP) a Curitiba, sendo o início da concessão do trecho paranaense no km 18, no Atuba –, em locais a definir, até o final de 2010.

Está prevista a construção de duas passarelas entre a Vila Zumbi e a Liberdade. A concessionária estuda os locais mais adequados para a implantação dessas duas unidades e a construção deve ter início no começo do ano que vem.

Sobre a implantação de radares, segundo a assessoria de imprensa da concessionária, um estudo é desenvolvido juntamente com a PRF, para definir os pontos mais adequados para a implantação dos radares, em locais de maior incidência de acidentes por excesso de velocidade.

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