• Carregando...
Fórum | Reprodução do site
Fórum| Foto: Reprodução do site

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com outras entidades, lançou ontem em Curitiba um manual com orientações sobre o tabagismo para os profissionais da área. O lançamento faz parte das ações do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e foi realizado na Unidade de Saúde do bairro Santa Felicidade.

Para o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, o manual é um avanço na forma de lidar com os pacientes. "Antes não existia um padrão de atendimento. Os médicos e os profissionais agiam de acordo com sua sensibilização", afirmou. "Agora pretendemos manter uma abordagem mais uniforme em relação aos fumantes." O nome do manual é Protocolo de Orientações para o Profissional de Saúde na Abordagem Mínima do Fumante. Nele constam informações gerais sobre o tabagismo e um passo-a-passo que ajuda o profissional a se preparar para atender pessoas que querem largar o cigarro.

Até amanhã, alunos da rede municipal de ensino farão cartazes, que serão expostos nas Ruas da Cidadania, no Edifício Delta (sede de secretarias municipais), no Mercado Municipal e no Palácio 29 de Março. Nas unidades de saúde Ouvidor Pardinho, Hauer e Santa Felicidade haverá palestras e blitz no trânsito.

Na Unidade de Santa Felicidade, o programa de combate ao tabagismo foi implantado em agosto de 2006. Um dos primeiros pacientes, Mário Jorge Marques, diz estar satisfeito. Ele começou a fumar aos 14 anos e só parou há um ano, aos 54. "Antigamente para você se auto-afirmar tinha que fumar. Chegava a acender por dia entre 40 a 60 cigarros", revelou. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer entre 2002 e 2003 em 15 capitais brasileiras, 21,5% da população curitibana acima dos 15 anos fuma. Entre as capitais, a cidade perde apenas para Porto Alegre, com 25,2%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]