• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), por meio do Instituto de Terras Cartografias e Geociências (ITCG), apresentou nesta terça-feira (28) o primeiro mapa oficial sobre a atual ocupação indígena no Paraná - elaborado em parceria com a coordenadoria de Assuntos Indígenas da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Segundo a Agência Estadual de Notícias, o documento mostra a localização das 22 áreas indígenas demarcadas e inclui oito áreas indígenas não-demarcadas, além de seis territórios ocupados por famílias dispersas.

As áreas indígenas representam apenas 0,5% do território paranaense, com um total de 90 mil hectares. Segundo dados do último censo do IBGE, no Paraná são 32 mil indivíduos que se identificaram como índios, das etnias Caingangue, Guarani e Xetás, sendo que aproximadamente 14,5 mil vivem em aldeias.

O mapa estará disponível, inicialmente, no endereço do ITCG na internet (www.pr.gov.br/itcg). A secretaria promete atualizar mapa anualmente ou no momento em que se justificar, como, por exemplo, em caso de evoluções no processo de demarcação de terras, mudanças ou migrações de ordem histórico cultural comuns entre os povos indígenas que habitam o Paraná.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o mapa indígena é importante para orientar as políticas de inclusão das comunidades em ações sócio-ambientais. "Além disso, com o mapa indicativo é possível detectar as famílias dispersas e problemas por elas enfrentados. O princípio da inclusão indígena se baseia em informações fiéis da sua presença no Estado. Nesse sentido, temos acompanhado, por meio do ITCG, as demarcações de terra mesmo sendo de responsabilidade da União, mas que nos auxiliaram no levantamento de dados para o desenvolvimento dos mapas e de políticas de inclusão", declarou o secretário à agência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]