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Os 160 equipamentos para recarga dos cartões de transporte coletivo de Curitiba iniciaram 2009 apresentando o mesmo problema de anos anteriores. Passageiros – e até mesmo alguns cobradores – afirmam que, durante o mês passado, boa parte das máquinas permaneceu fora do ar, impossibilitando novas recargas. Nesses casos, é comum que os usuários sejam obrigados a pagar a passagem em dinheiro, em vez de usar os créditos disponibilizados pelas empresas onde trabalham. Para solucionar o problema, a Urbs – empresa que gerencia o transporte público na capital – promete instalar até março uma nova tecnologia de comunicação entre os aparelhos, que acabará com as frequentes falhas no sistema.

O auxiliar de inspeção Rawrison Maldonado conta que, há mais de um mês, as cinco máquinas de recarga do terminal do Pinheirinho não funcionam normalmente. Na semana passada, ele teve de se deslocar até o terminal do Portão para inserir créditos no cartão de transporte coletivo. Segundo Maldonado, o problema se repetiu várias vezes nos últimos meses e, apesar das reclamações na à Urbs, nada foi resolvido. "Não acho ruim pagar a passagem, mas a máquina tem de funcionar na hora de recarregar os créditos", afirma. "Nem perco mais tempo pedindo pra arrumarem isso aí. É sempre o mesmo defeito."

De acordo com a doméstica Solange Moreira, o que deixa os usuários ainda mais revoltados é o fato de os fiscais da Urbs afirmarem que o problema nos equipamentos de recarga é uma situação normal. Na última sexta-feira, além de não conseguir inserir novos créditos por meio dos aparelhos do terminal do Pinheirinho e da Praça Rui Barbosa, nenhuma máquina leitora aceitou os dois cartões-transporte da doméstica. "O cartão estava com crédito, mas tive de pagar a passagem em dinheiro", reclama. "Sempre deixo algumas moedas de sobreaviso, porque a gente nunca sabe se essas máquinas vão funcionar." Solange se queixa também de que o único local onde os passageiros podem comprar novos créditos é na sede da Urbs, na Rodoferroviária de Curitiba. "Como meu patrão me dá o dinheiro da passagem, fica difícil ir até a rodoviária só pra carregar o cartão", diz.

A dificuldade enfrentada quase que diariamente pelos usuários é confirmada por cobradores do transporte coletivo da capital. Um deles, que preferiu não se identificar, conta que os três equipamentos de recarga da Praça Carlos Gomes ficaram travados durante os últimos 20 dias. "Não sei por que, mas essas máquinas sempre dão defeito no começo do mês, justamente quando enche de passageiros para fazer a recarga", afirma. Outro cobrador, que também não quis ter o nome divulgado, conta que, há algumas semanas, um usuário tentou recarregar o cartão nas máquinas da Praça Rui Barbosa, mas não conseguiu realizar a operação. Sem dinheiro e bastante nervoso, ele pulou a catraca e embarcou no ônibus. "A culpa acabou sobrando pra um colega meu, que levou uma multa do fiscal", relata. "Dava pra ver que era um trabalhador, mas ele estava revoltado, e com razão."

Segundo a Urbs, os defeitos nas máquinas de recarga ocorreram em pontos isolados, por causa do grande número de cargas e recargas nesta época do ano, e já foram corrigidos. A empresa afirma que implantará, até o início de março, um novo sistema de comunicação entre os equipamentos, diminuindo para quase zero a chance de sobrecarga na rede. Hoje, os 160 pontos de recarga são interligados, o que facilita a ocorrência de problemas – depois que o novo sistema entrar em operação, cada aparelho terá um link próprio.

Promessas antigas

A Urbs garante ainda que, tão logo a nova tecnologia seja instalada, irá aumentar para 220 o total de máquinas de recarga espalhadas por Curitiba, principalmente em locais de grande movimento, como universidades, escolas e hospitais. A ampliação no número de equipamentos era uma promessa da empresa desde a implantação do cartão-transporte, em 2002.

De acordo com a Urbs, o novo sistema também permitirá que outro compromisso assumido com os usuários seja cumprido. A tarifa de R$ 1 aos domingos, que passou a valer em janeiro de 2005, poderá ser estendida aos passageiros que pagam as viagens com o cartão-transporte. A medida, porém, ainda está em fase de estudos e não tem prazo para entrar em vigor.

Serviço

Quem não conseguir carregar o cartão-transporte, ou validá-lo na hora de pagar a passagem, deve ligar para o telefone 156 e registrar uma ocorrência.

O site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) também recebe reclamações pelo link Fale Conosco.

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