• Carregando...

Quem frequentou as praias do Rio hoje observou uma espuma branca, amarelada e densa no mar. O fenômeno foi registrado nas praias da zona sul e também na Barra da Tijuca, na zona oeste.

De acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a espuma é resultante da decomposição das algas marinhas. Segundo o instituto, o surgimento da espuma amarelada não significa um aumento da poluição no mar. A substância não causa danos à saúde.

O movimento do mar, que ficou mais agitado no último final de semana, contribuiu para a formação da espuma branca.

"Quando as algas entram em decomposição, dependendo das condições oceanográficas e de clima, pode ocorrer a formação de espuma. A entrada de uma frente fria no oceano neste fim de semana ocasionou a incidência de ventos mais fortes e agitou o mar, favorecendo a formação da espuma", disse o instituto em nota.

Na última sexta-feira, o Inea divulgou boletim no qual 10 praias foram consideradas próprias para banho no Rio. Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Praia Vermelha, na Urca, são os locais na zona sul onde o banhista pode frequentar sem medo.

Na zona oeste, as praias de Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca também estiveram próprias para o banho de mar. Já as praias do Leblon e São Conrado, na zona sul, foram consideradas impróprias.

Durante o feriado de Ano Novo, banhistas se queixaram do mau cheiro nas praias de Ipanema e Arpoador e uma mancha escura no Leme, que fica na ponta direita da praia de Copacabana. Ambos os locais foram vistoriados pelo Inea e de acordo com boletim divulgado na última sexta-feira, não foram encontradas irregularidades nesses locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]