• Carregando...

Maringá está perto de instituir o dia 28 de novembro como o Dia Municipal de Mobilização pelo Trânsito. A proposta será votada hoje na Câmara de Vereadores e faz parte de uma nova mobilização para tentar reduzir as mortes na cidade. Neste ano, 66 mortes já foram registradas no trânsito de Maringá, contra 64 em 2005.

A ação "Viva e Deixe Viver – Pelo Fim das Mortes no Trânsito" será lançada hoje no centro da cidade e envolve a prefeitura, o Conselho de Segurança (Conseg), associações, sindicatos, clubes de serviços, polícias, concessionárias e igrejas, entre outras instituições. "Os motociclistas e motoristas fazem de tudo para facilitar a vida deles e descuidam do resto", lamenta o tenente Alexandro Gomes, da Polícia Militar. Segundo ele, as mortes ocorrem por imprudência, imperícia e negligência, em casos como "costurar" no trânsito e passar com o semáforo vermelho.

O Batalhão de Trânsito da PM intensificou as blitz diárias há dois meses. Os problemas mais comuns são a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e defeitos nos veículos. Em média, 10% dos veículos recolhidos são por acidentes e o restante de apreensões. Dos 570 veículos que lotam o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito, 320 são motocicletas.

Hoje pela manhã haverá uma passeata em que as pessoas usarão roupas pretas. Também será realizado um culto ecumênico na Praça Raposo Tavares, com exposição de veículos envolvidos em acidentes. Além disso, serão pintadas cruzes nos locais em que houve mortes e os semáforos receberão fitas pretas.

O secretário municipal de Transportes, Valdir Pignata, pretende contratar mais 30 agentes e dobrar o número de profissionais. "Também vamos inibir os avanços de sinais, fotografando, filmando e aplicando multas", comenta.

Dos 165 mil veículos de Maringá, 30% são motocicletas. Apesar disso, elas respondem por 70% dos feridos em acidentes na cidade. Segundo a Polícia Militar, foram registrados 5.690 acidentes no ano passado, com 64 mortes, sendo que 2.439 envolviam motos, resultando em 27 mortes. Neste ano já são 4.356 acidentes, com 66 mortes, sendo 2.095 envolvendo motos, resultando em 42 mortes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]