• Carregando...

Em Maringá,62% dos contribuintes quitaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à vista e aproveitaram os descontos oferecidos pela Prefeitura. Foi o que apontou o balanço divulgado na tarde desta sexta- feira (22) pela Secretaria da Fazenda e Gestão. Neste ano, 83.561 contribuintes optaram por aproveitar os descontos oferecidos. A primeira cota com 15% e a segunda cota com 10%.

Em nota, o secretário de Gestão e Fazenda, José Luiz Bovo, afirmou que os números são recordes e superam a previsão de arrecadação, que era receber mais de 60% dos valores à vista. "Conseguimos superar os bons índices de pagamento registrados nos últimos anos. Antes de completar dois meses de arrecadação já recebemos quase 80% dos cadastros lançados".

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a arrecadação teve um aumento de três pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Bovo atribuiu o saldo positivo aos descontos concedidos pela Prefeitura e agilidade na distribuição das guias pelos Correios.

As guias de pagamento devem ser retiradas na Prefeitura ou impressas pelo site do Município e pagas entre os dias 11 e 20 de cada mês, conforme o cadastro de cada imóvel. O pagamento pode ser realizado nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Sicoob.

As 135.274 guias do IPTU confeccionadas este ano pela Secretaria de Fazenda equivalem à arrecadação de aproximadamente R$ 122 milhões em impostos e taxas. A meta da Prefeitura para o fechamento do ano é reduzir a inadimplência para menos de 10%. "Temos conseguido diminuir ao longo dos últimos anos os índices de inadimplência. No exercício de 2012 cerca de 13% dos contribuintes não quitaram o IPTU. Para este ano nossa meta é que este índice não ultrapasse duas casas decimais", complementou Bovo.

Aumento

Este ano, a taxa do IPTU teve um aumento de 6,56%, seguindo a inflação de 2011 medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Outras mudanças no valor dependem de ampliações ou reduções realizadas nos imóveis. No IPTU de 2012, a atualização havia sido de 5,79%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]