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Ranking da Jucepar em 2012

Abertura de empresas e filiais

Curitiba: 15.040 (-17,46%)

Maringá: 4.127 (+6,04%)

Londrina: 3.208 (-12,97%)

Ponta Grossa: 2.617 (-6.20%)

Cascavel: 2.061 (-7.37%)

- Fechamento de empresas

Curitiba: 5.241 (+1,6%)

Maringá: 1.341 (-0,89%)

Londrina: 1.247 (-8,04%)

Cascavel: 1.067 (+1,23%)

Ponta Grossa: 968 (-10,70%)

Maringá foi a cidade do interior do Paraná que mais ganhou novas empresas em 2012. De acordo com o relatório divulgado este mês pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), 4.127 empresas e filiais foram abertas no ano passado, um crescimento de 6% em comparação com 2011.

O número de estabelecimentos abertos chega ser maior que o de Londrina, a segunda maior cidade do estado, que registrou a abertura de 3.208 novas empresas no mesmo período, uma queda de 12,97% em relação ao ano anterior. O desempenho de Maringá só fica abaixo da capital Curitiba, que teve 15.040 novos estabelecimentos registrados, queda de 13,7%.

O levantamento da Jucepar também apontou que o número de empresas fechadas caiu ao longo do ano passado. Em Maringá, 1.341 estabelecimentos foram extintos, uma redução de 0,89% na comparação com 2011.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) para assuntos intersindicais, Orlando Chiqueto, o resultado maringaense se deve a uma série de fatores, como a existência de fortes centros de excelência na área da saúde e educação.

"A economia da região de Maringá está aquecida e isso gera novas oportunidades para novos negócios, mantendo o município com um nível de empregabilidade muito bom. Além disso, os tipos de negócios existentes em Maringá exigem uma mão de obra mais qualificada e que exige melhores remunerações. Isso gera alto poder aquisitivo na população e um consumidor mais exigente", explicou.

Chiqueto também ressaltou que as entidades maringaenses como a Acim e o Sebrae trabalham em sintonia com o governo municipal. "Temos uma cidade planejada e que tem uma expectativa muito boa de crescimento para os próximos anos", afirmou.

Abertura de novas empresas tem queda no Paraná

O Paraná registrou a abertura de 47.199 empresas e filiais em 2012. O resultado é 6,68% abaixo do registrado no ano anterior, quando foram abertos 50.576 estabelecimentos. Já o número de fechamentos diminuiu sensivelmente, passando de 18.870 para 18.828, uma queda de 0,22%.

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