• Carregando...

O apagão que atingiu todos os estados do Nordeste do país na tarde de quarta-feira (28) também afetou três municípios da região de Maringá. Entre 14h58 e 15h12, moradores de Alto Paraná, Tamboara e Cianorte ficaram sem luz, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Em Maringá, nenhuma unidade consumidora foi atingida. A Copel calculou que 37 mil unidades na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no Litoral e no Norte e Noroeste do estado ficaram sem energia por até 15 minutos.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o corte foi provocado por queimadas em duas linhas de transmissão no Piauí – uma da Ienne, subsidiária da espanhola Isolux, e outra da Taesa, controlada pela Cemig. As linhas fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.

O foco de calor intenso decorrente das queimadas sobrecarregou as linhas e provocou o desligamento. Diante do problema, houve perda de "sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional". Para evitar sobrecargas, o sistema fez o desligamento automático de outras três linhas.

Histórico

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos estados brasileiros.

No ano passado, as falhas no fornecimento de energia fizeram o ministro Lobão vir a público para tranquilizar a população. Na época, ele disse que não haveria racionamento de energia elétrica no país "nem agora, nem nunca mais".

No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]