• Carregando...

Onde fazer o exame em Maringá

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Policlínica da Zona Sul

Rua Tabaetê, 430Jardim Tabaitê.

HorárioDe segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h30.

O teste está disponível gratuitamente para qualquer pessoa.

A procura por exames de Aids aumentou em janeiro deste ano em Maringá, se comparada com os números de janeiro de 2010. Foram 295 exames registrados em janeiro deste ano contra 123 no mesmo mês do ano passado. O número de casos confirmados também aumentou e neste ano já são 13. Destes, sete mulheres e seis homens. No ano passado foram seis casos positivos de Aids no município.

"A dúvida e a divulgação do tema na televisão tem feito com que as pessoas procurassem o CTA para fazer o exame. Esse aumento é muito bom porque são mais pessoas que podem descobrir a doença no inicio", contou Eliane Aparecida Tortola Biazon, coordenadora municipal de DST/Aids.

Não é preciso esperar uma campanha para fazer o exame. O teste de HIV está disponível gratuitamente para qualquer pessoa durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Maringá. O diagnóstico precoce aumenta a chance de sucesso do tratamento. "Se conseguirmos descobrir a doença no inicio a pessoa será encaminhada para o tratamento. Em alguns casos já recebem medicação. A pessoa vai ter uma vida normal e não corre risco de morrer", explicou Eliane Biazon.

Na maioria dos exames o resultado sai na hora

Com o exame rápido da Aids o resultado pode sair em até meia hora. Já com o exame convencional o resultado pode demorar de 15 a 30 dias. Dos 295 exames feitos em Maringá em janeiro deste ano, 162 foram testes rápidos e 133 convencionais, ou seja, mais da metade das pessoas optam pelo teste rápido.

"Na maioria dos casos chegam ansiosos e querem logo saber se estão com a doença. Com o teste rápido tiramos uma gota de sangue do dedo e rapidamente sabemos se a pessoa está ou não com o vírus. O exame garante 99,7% de confiabilidade", contou Eliane Aparecida Tortola Biazon, coordenadora municipal de DST/Aids.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]