• Carregando...

A uma semana do fim da campanha de vacinação contra gripe, menos da metade das gestantes tinham se imunizado em Maringá. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, apenas 44% das mulheres que compõem esse grupo tinham recebido a dose até sexta-feira (6). Por esse motivo, há a preocupação de que, até dia 13, nem todas tenham se vacinado.

A expectativa da Saúde é imunizar pouco mais de 51 mil pessoas em Maringá – além de gestantes, o público-alvo é composto por idosos, crianças de até 2 anos de idade e trabalhadores da área de saúde. No total, cerca de 60% de todas as pessoas se imunizaram até sexta-feira (6).

No caso das crianças, há uma especificidade. Elas devem tomar duas doses, em vez de uma só. O intervalo entre uma e outra dose é de no mínimo 30 dias.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria da Saúde.

No Brasil e no Paraná

A situação de Maringá segue o ritmo nacional. No Brasil, pouco mais da metade da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) havia sido imunizada até a manhã de segunda-feira (9).

O objetivo é vacinar 80% dos 23,8 milhões de pessoas incluídas entre o público-alvo. Em todo o país, apenas 42,4% haviam sido imunizados. No Paraná, entretanto, o índice chegava ontem a 56,3% do 1,3 milhão de paranaenses incluídos.

No estado, os maiores índices de imunização estão entre as crianças (57,5%) e os idosos (56,3%). Entre as gestantes, somente 35,8% foram vacinadas. Único porcentual abaixo da média nacional.

Em Curitiba, foram vacinadas 450 mil pessoas, o equivalente a 59,7% do público-alvo. Mais uma vez, as grávidas são o grupo menos imunizado, com 45,2%, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até ontem, o total era de 55,7% entre as crianças e 62% entre a terceira idade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]