• Carregando...

A Secretaria da Saúde de Maringá começou nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a gripe, que tem a meta imunizar aproximadamente 55,4 mil pessoas. Além dos idosos e dos indígenas, este ano serão vacinadas - até 13 de maio - gestantes, crianças menores de dois anos e trabalhadores de saúde.

O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta segunda-feira (25) no Condomínio do Idoso. As doses estão sendo aplicadas gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da Secretaria da Saúde.

A vacina vai imunizar contra três tipos de vírus que circularam no ano passado no Hemisfério Sul – um deles é o da H1N1. No próximo sábado (30), todos os pontos de imunização vão realizar plantão, acompanhando o Dia de Mobilização Nacional.

Entre os grupos que deverão ser vacinados, apenas as crianças receberão duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos deve consultar antes um médico.

Outra recomendação é de que os moradores tomem a vacina nos postos mais próximos de suas casas ou locais de trabalho. "As pessoas não precisam se deslocar da região onde moram ou trabalham para tomar a vacina", disse o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, por meio de assessoria de imprensa. O secretário acrescentou que pessoas de grupos não contemplados pela campanha também podem se imunizar, mas em clínicas particulares, onde há custo.

No Brasil

A campanha contra a gripe tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para Estados e municípios, a maior parte - 14,3 milhões - para a Região Sudeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]