Com mais de 200 casos confirmados e 1,6 mil notificados, Campo Mourão, no Centro-oeste do Paraná, decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (28), para combater focos da dengue. Um mutirão de limpeza é realizado desde o início da manhã na Asa Leste, que concentra os Jardins Pio XII, Ipê e Paulino, onde há maior incidência do mosquito transmissor da doença.

CARREGANDO :)

Cerca de 300 pessoas, entre funcionários da Prefeitura, da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), do Serviço de Aprendizagem comercial (Senac) e da Defesa Cvil, participam durante todo o dia do mutirão de limpeza na Asa Leste, de acordo com a prefeitura.

De acordo com o chefe do departamento de Vigilância e Saúde, Marcelo Lucca Conrado, nos locais onde a infestação for muito mais alta do que é considerado aceitável ou que não for possível realizar a faxina, os moradores serão notificados e poderão ser multados.

Publicidade

Além do mutirão de limpeza desta quinta-feira (28), Conrado explica que haverá visita dos agentes de saúde e voluntários no sábado (2) no Jardim Copacabana, no Novo Horizonte, na Cidade Nova e na Cidade Alta. "O objetivo é eliminar efetivamente o mosquito da dengue da nossa cidade."

Mortes em Campo Mourão

A maioria das mortes causadas pela dengue neste ano no Paraná ocorreu na região de Campo Mourão. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na segunda-feira (25), dois idosos moradores de Peabiru morreram em Campo Mourão com quadro de dengue hemorrágica: um homem de 62 anos, em 12 de fevereiro, e uma mulher de 84 anos, no dia seguinte.

Outro idoso, de 75 anos e morador de Peabiru, também morreu em Campo Mourão. Segundo a Sesa, ele tinha doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o quadro se agravou por conta da dengue.

Segundo a Sesa, até esta quinta-feira (28) apenas uma pessoa morreu após contrair dengue em Campo Mourão. Uma moradora de 31 anos ficou hospitalizada por cinco dias em estado grave em um hospital e morreu por conta de febre hemorrágica.

Publicidade
Veja também
  • Sesa confirma epidemia em mais dois municípios do Noroeste do Paraná
  • Mais quatro mortes por dengue são confirmadas na região Centro-Oeste