• Carregando...
Em 2008, quase 1000 cavaleiros participaram. Agora esse número deve ser ultrapassado | Divulgação
Em 2008, quase 1000 cavaleiros participaram. Agora esse número deve ser ultrapassado| Foto: Divulgação

Aproximadamente mil cavaleiros e amazonas devem participar da 12.ª edição da tradicional Cavalgada de Jaguapitã, Norte do estado, aproximadamente 80 quilômetros de Maringá, neste domingo (18). A cavalgada faz parte da comemoração pelo dia de São Sebastião, santo que é considerado protetor das atividades agrícolas na região.

Na primeira edição da cavalgada, em 1998, apenas 67 cavaleiros participaram, mas de lá para cá o evento foi se tornando popular e reunindo gente de todas em partes, segundo o padre Constantino Borg, da paróquia São José. No ano passado foram 55 comitivas de várias regiões do Paraná e também de fora do estado. "Até de Foz do Iguaçu", disse o padre, sobre a cidade que fica a cerca de 480 quilômetros de Jaguapitã. Algumas comitivas realizam marcha de até dois dias antes de chegarem à cidade.

"Vamos pedir a Deus pela saúde dos animais e também pelas plantações", disse o padre Borg. O pedido dos produtores da comunidade de Jaguapitã vem no momento em que as cidades da região estão passando por momentos de crise na agricultura por causa da estiagem.

A programação terá início já no sábado (17), quando será realizada uma carreata de 10 quilômetros da Paróquia São José, igreja matriz, até a Capela de São Sebastião, onde acontecerão as festividades. Em seguida será celebrada um missa.

Já no domingo, está prevista para as 9h a chegada dos cavaleiros e amazonas vindos de todas as partes do estado. Em seguida será celebrada uma missa campal com cantos sertanejos e depois os participantes fazem uma procissão montados em seus cavalos ao redor da cidade. A programação se encerra com o almoço de confraternização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]