• Carregando...
Mesmo debilitado, Dom Jaime Luiz Coelho fez questão de participar de missa com os peregrinos da JMJ | Reprodução/ArquiTV
Mesmo debilitado, Dom Jaime Luiz Coelho fez questão de participar de missa com os peregrinos da JMJ| Foto: Reprodução/ArquiTV

O primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, comemora nesta sexta-feira (26) 97 anos. Para celebrar a data, será rezada uma missa em ação de graças marcada para as 18 horas no auditório da TV 3º Milênio, na Praça Pio XII (Praça das Antenas), na zona 5.

Mesmo com a saúde debilitada e com dificuldades de locomoção, o religioso surpreendeu os fiéis no último sábado (20), quando participou da missa de envio com os jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

Durante a celebração, na Catedral Nossa Senhora da Glória, o arcebispo fez questão de dizer uma mensagem aos participantes do encontro no Rio de Janeiro (RJ). "Pra frente. Não parem no meio do caminho. Avante. Sempre pra frente, buscando a santidade do coração, a pureza de alma, a busca de uma participação verdadeira na Igreja de Deus."

Dom Jaime iniciou o tratamento de hemodiálise há cerca de dois meses. Em 27 de junho, o quadro se agravou, e ele foi internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia. No dia 30 de junho, a equipe médica da Santa Casa liberou o religioso para permanecer em casa, conforme foi solicitado pelo próprio arcebispo, que passou a ser acompanhado por uma equipe de enfermeiros na residência episcopal.

Dom Jaime é uma das principais personalidades da história de Maringá

Dom Jaime Luiz Coelho é uma das principais personalidades da história de Maringá. Paulista, de Franca, foi designado bispo da então recém-criada diocese de Maringá em 1956. Com a elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido arcebispo metropolitano em 1980. Deixou o comando da Igreja Católica na região de Maringá em 1997, quando foi sucedido por dom Murilo Krieger.

Foi idealizador e um dos responsáveis pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, símbolo da cidade e uma dos maiores monumentos da América Latina. Também fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, onde foi ministrado o primeiro curso superior do município e que foi o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Além disso, dom Jaime teve participação fundamental em uma série de acontecimentos importantes para o crescimento da cidade como a construção da Livraria Católica - depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, conhecida como Irmãs Paulinas; a transformação do Albergue Noturno em Albergue Santa Luíza de Marillac; a criação do jornal diário Folha do Norte do Paraná; a implantação da TV católica 3º Milênio, fundada pelo padre Gerhard Schneider; e a obra de desfavelamento do Núcleo Social Papa João XXIII.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]