Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Divulgação PMM |
Divulgação PMM| Foto:

Programação de missas e cultos

Confira a programação de missas e cultos religiosos para o Dia de Finados:

09h - Paróquia Menino Jesus / São Francisco Xavier

10h - Paróquia nossa senhora de Guadalupe

11h - Paróquia Divino Espírito Santo

12h - Paróquia Pessoal para Japoneses/São Francisco Xavier

13h - Igreja Adventista

14h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida

15h - Paróquia Santa Rita de Cássia

16h - Catedral Nossa Senhora da Glória

17h - Paróquia São Silvestre

Cerca de 350 mil pessoas devem visitar os cemitérios de Maringá até a próxima terça-feira (2), quando será celebrado o Dia de Finados. O maior movimento será no Cemitério Municipal, onde a administração do local espera receber a visita de 300 mil pessoas. No Cemitério Parque, a expectativa é de que 50 mil passem pelo pelos próximos dias no local, onde cinco mil pessoas estão sepultadas.

No Cemitério Municipal, as obras de reformas e limpeza das sepulturas podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (29). Já a pintura pode ser feita até sábado (30), e os demais serviços, incluindo polimento, instalação de placas e limpeza, podem ser concluídos no domingo (31).

O recolhimento de materiais recicláveis – borra de velas derretidas, por exemplo – somente será permitido após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, depois das 19 horas.

No dia de Finados, as visitas estarão liberadas a partir das 7 horas. A administração do cemitério também preparou para este dia a celebração de cultos, durante todo o dia (veja ao lado).

Localização dos túmulos

O site da Prefeitura de Maringá oferece um serviço de consulta à localização aos túmulos de 60 mil pessoas sepultadas no Cemitério Municipal. O usuário deve entrar no site da prefeitura clicar no menu Serviços e selecionar as opções Serviços OnLine - Cemitério.

A busca pelas sepulturas pode ser feita mediante a informação do nome do falecido, data de falecimento e dados sobre a sepultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Cemitério Municipal 44 3901-1769. Já no Cemitério Parque, as informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3265 3553

Plantão durante FinadosDurante o próximo final de semana e no Dia de Finados várias secretarias municipais estarão trabalhando no Cemitério. Para garantir que o trânsito da região flua conforme o esperado, agentes da Secretaria de Transportes (Setran), trabalharão no entorno do cemitério.

A Secretaria de Saúde promoverá a campanha "Finados Sem Dengue", com equipes de agentes da Vigilância Ambiental orientando os visitantes a evitarem os riscos de deixar água parada em vasos e outros objetos que favoreçam a proliferação do mosquito da dengue.

Fiscais da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas também farão a verificação das condições de funcionamento do comércio ambulante.As áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira – ao lado do Cemitério; a Rua Vereador Primo Monteschio – no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a Praça de Todos os Santos – e toda a extensão da rua Mem de Sá, respeitando o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.

Já a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) vai combater o trabalho infantil no Cemitério Municipal, por meio do projeto "Abandonando Velas", realizado em parceria com o PETI, CREAS, Conselhos Tutelares, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público da Infância e Juventude, que proíbe qualquer trabalho a menores.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]