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A Câmara Municipal de Maringá (CMM) foi a que mais gastou com publicidade entre os maiores municípios do interior do Paraná, no período que vai de 2008 a 2010. De acordo com o balanço do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR), o Legislativo maringaense desembolsou R$ 355,5 mil por ano, em média.

Apenas Curitiba, investigada pelo TC por mau uso dos recursos públicos, gastou mais: média de R$ 6,8 milhões por ano. Se comparada a outras grandes cidades do estado, as despesas da CMM são mais altas. Londrina gastou R$ 45,2 mil em média e Cascavel, R$ 39,6 mil.

O presidente da CMM na época em que o balanço foi feito, Mário Hossokawa, diz considerar que os gastos foram normais. "É comum que Maringá gaste esse valor. As despesas são principalmente com campanhas cívicas, importantes para a população. Tudo é divulgação social. Não há publicidade do trabalho dos vereadores."

O atual presidente da Câmara, Ulisses Maia (PP), concorda com o antecessor. "Os gastos são altos, mas a publicidade sempre tem um contexto cívico, social. Servem para fortalecer a cidadania. O resultado, no fim, é positivo."

De acordo com Maia, o gasto previsto com publicidade da CMM este ano é um pouco menor que a média constatada: R$ 320 mil.

Despesas per capita

Em valores proporcionais, considerando a despesa per capita, Maringá é o quarto município, entre os maiores do estado, que mais gastou com publicidade no estado de 2008 a 2010, com R$ 1 per capita. Curitiba lidera a lista, com R$ 3,90 per capita. Em seguida, estão Paranaguá (R$ 1,50 per capita) e Foz do Iguaçu (R$ 1,30 per capita).

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