Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imprevisto

Com erros em site, UEM estuda prorrogar inscrições

Mesmo em três dias com problemas na conexão, UEM já realizou 68% das matrículas

Após quase três dias fora do ar, o site da Universidade estadual de Maringá (UEM) ainda encontrava-se congestionado na noite de desta segunda-feira (18) e impossibilitava as matrículas dos alunos aprovados nos vestibulares de inverno 2009 e verão 2010. Conforme a assessoria da instituição, o problema que começou no sábado (16) só será sanado na manhã de terça-feira (19), quando a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) estuda se prorroga o prazo das matrículas, prevista para terminar no mesmo dia.

De acordo com a assessoria da UEM, em princípio o prazo para efetivar a matricula não será prorrogado, pois a instituição acredita que todos os aprovados conseguirão fazê-la a tempo. Até a detecção do problema no site, mais de 2.800 (68%) aprovados haviam efetuado a matrícula. Se houver problema com algum aprovado que não conseguiu fazer a matrícula por causa da dificuldade no site, a universidade deve estudar posteriormente o caso.

A assessoria ainda informa que a pane no site se deveu ao elevado número de acessos, que afetou o funcionamento do aplicativo de acesso ao site. Já a demora no serviço telefônico do DAA seria ocasionada por causa da disponibilidade de apenas dois ramais destinados a atender os alunos.

Mais de 4 mil candidatos foram aprovados nos dois últimos concursos. Depois de realizar a matrícula pela internet, no site do DAA, eles têm até a próxima quarta-feira (20) para imprimir a documentação gerada e enviá-la, por Correio, para a universidade, finalizando o processo. "Mesmo prorrogando o prazo de matrícula, a segunda chamada, além de outros serviços, continua na data prevista", informa. O ano letivo começa em 1º de março.

Entre os estudantes prejudicados está Luiz Henrique Alves, 25 anos, aprovado em Letras-Inglês. "Eu consegui fazer as primeiras etapas, mas aí o sistema travou e deste ontem (domingo) não consigo mais acessar o site. Não tenho como imprimir os documentos que preciso enviar para o correio", conta o rapaz, que mora em Marialva, a 20 quilômetros de Maringá.

Segundo ele, na comunidade da UEM no Orkut há muitos relatos de candidatos aprovados que estão enfrentando o mesmo problema. Alves se queixa ainda do atendimento telefônico da universidade. "Estou tentando ligar e nenhum telefone funciona. Sempre dá sinal de ocupado. Daqui a pouco vou bater na porta da DAA [Diretoria de Assuntos Acadêmicos, órgão responsável pelas matrículas]."

A estudante Cinthia Zúniga, aprovada em História no Vestibular de Inverno, disse estar "com medo de perder a vaga que conquistei". "Já perdi a paciência e não sei mais que providência tomar. Fui aprovada no vestibular de inverno, e estou desde sábado de manhã tentando efetuar minha matrícula online, mas o site simplesmente não funciona. Passei a noite em claro em frente ao computador, fui até o DAA com toda a documentação solicitada em mãos e não aceitaram minha matrícula", disse, em contato por e-mail com o Jornal de Maringá.

Serviço

Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a universidade pelos telefones (44) 3261-4574 e (44) 3261-4241, entre 8h e 11h20 e 13h30 e 17h, conforme consta no Manual do Candidato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.