• Carregando...

Crianças foram flagradas trabalhando no aterro clandestino

Funcionários do Conselho Tutelar de Sarandi visitaram na tarde desta sexta-feira (23) o aterro clandestino de lixo onde crianças foram flagradas coletando material, na quinta-feira (22). Durante a fiscalização do conselho não foram encontradas crianças, apenas dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, trabalhando. Os nomes dos jovens foram coletados e eles serão encaminhados para programas de proteção.

De acordo com Wilian Zanin, conselheiro tutelar na cidade, as famílias identificadas no lixão clandestino nesta sexta não são de Sarandi. Eles pretendem agora fazer incursões diárias ao local para identificar as crianças, encaminhá-las para assistência social e para a escola. "O problema", disse Zanin, "é que quando você chega para conversar, eles fogem com medo de sofrer alguma repreensão".

Segundo ele, algumas das crianças, que já foram identificadas, já estão inscritas em programas de assistência e frequentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). "Mas estão de férias agora. O trabalho das crianças deve diminuir depois que o PETI voltar de férias", disse, o que deve ocorrer antes da volta do período letivo.

Zanin afirmou também que a prefeitura poderá colocar alguém para ficar constantemente no aterro e vistoriar a presença de crianças. Contudo, a permanência do Conselho Tutelar e também da Policia Militar, que foi chamada para ajudar na operação, deve afugentar as famílias nos próximos dias.

Na quinta-feira (22), a reportagem do telejornal Paraná TV esteve no local e conversou com um menino de apenas nove anos que recolhia resíduos de construção civil. "Muitas vezes eles são pesados para quebrar e acabam machucando a minha mão", disse o menino. A mãe da criança conta que a família depende deste trabalho para sobreviver. "Nós precisamos dessa renda. Agora que eles estão de férias nas escolas passam o tempo aqui conosco", disse.

O lugar não tem autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O secretário municipal de Meio Ambiente, José Luiz de Almeida, admite a irregularidade. "Estamos notificando as empresas que fazem o depósito irregularmente, pois o terreno está correndo um sério risco de se transformar em um lixão", afirmou.

Entulho

Na tarde desta sexta-feira (23), a equipe do Paraná TV voltou ao local para acompanhar o Conselho Tutelar e flagrou um trator da própria Prefeitura da Sarandi despejando entulho de origem vegetal no aterro que é clandestino. "Vamos destinar para outro lugar. Temos que dar o exemplo", disse o secretário Almeida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]