• Carregando...

Sempre elogiada por ter bom planejamento urbano, Maringá é, também, uma cidade feita para pessoas com deficiência – física, visual ou auditiva. É o que aponta o Censo 2010, divulgado em maio do mesmo ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera a Cidade Canção a melhor em relação à acessibilidade entre as seis maiores cidades do Paraná – 17% dos domicílios tem acesso para deficientes físicos.

A instalação de um novo sistema, em 30 de maio deste ano, ratifica o título: um semáforo sonoro, exclusivo para deficientes visuais, no cruzamento entre as avenidas Brasil e Getúlio Vargas.

O aparelho, que emite um som de pássaro para guiar o pedestre, foi desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Maringá, que enviou a proposta para a Secretaria de Transportes, que aprovou a ideia.

De acordo com o presidente do CMDPD, Ismael Roberto de Melo, o semáforo sonoro é uma grande conquista para os maringaenses com deficiência. "O semáforo ainda está em teste, mas, de qualquer forma, já é uma grande conquista. Nós que criamos esse sistema, juntamente como um empresário da cidade [Persio Bortolotto], e isso nos dá orgulho", comemora.

No entanto, Melo ressalta que a cidade ainda tem vários aspectos a melhorar em relação à acessibilidade. "Na região central, o acesso para os deficientes é muito bom, tem rampa em quase todos os lugares. Nos bairros, porém, a situação ainda é um pouco complicada. Ainda existe bastante dificuldade de locomoção. Agora, estamos lutando para que isso também melhore", diz.

"Nós alcançamos a liberdade"

O funcionário público Ricardo Vieira, que é cego, diz esperar novos semáforos como o que está em teste em outras avenidas centrais da cidade. "o sistema funciona perfeitamente. Está muito bom. Agora, eles [a administração municipal] não têm desculpa para não instalar em outros locais da cidade", afirma.

Ele festeja a possibilidade de poder caminhar pela área central com mais segurança. "Estou me sentindo mais independente. Nós alcançamos a liberdade."

Mais semáforos sonoros

O secretário de Transportes, Valdir Pignata, garante que, se houver aprovação, novos semáforos sonoros serão instalados na região central de Maringá. "O sistema ainda está em fase de teste. Se as pessoas com deficiência realmente aprovarem, a tendência é que coloquemos mais semáforos sonoros na cidade."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]