• Carregando...
Família de Sarandi é a primeira da fila e pretende aproveitar as promoções da loja |
Família de Sarandi é a primeira da fila e pretende aproveitar as promoções da loja| Foto:
  • Aproximadamente uma centena de pessoas espera a abertura da loja às 6 horas de sexta-feira

As vendas no comércio maringaense continuam aquecidas após duas semanas do feriado de Natal. Lojistas do setor de vestuários, móveis e eletrodomésticos ainda comemoram os lucros dos negócios realizados no pós-Natal. Embalados pelas compras depois do período natalino, uma centena de pessoas aguarda na fila, desde quarta-feira (7), a liquidação dos produtos disponíveis numa rede de lojas varejistas da cidade prevista para esta sexta-feira (9) – das 6 às 14 horas. O Magazine Luiza vai oferecer até 70% de descontos em todo o estoque.

Nesta quinta-feira (8), a família de José Soligo, moradora de Sarandi, na região metropolitana de Maringá, já aguardava na porta de entrada da loja. Eles são os primeiros da fila. "Chegamos às 14 horas de ontem (7). Tomara que não chova porque a gente não está preparado para isso", brinca.

Em meio a uma centena de pessoas, José, a mulher, Vanusa, os filhos Jacó e Elizana, e a sogra Geni Fernandes, improvisaram papelões na calçada para poder passar a noite até as portas da loja abrirem. É a quarta vez que a família aproveita a promoção. "Ano passado levei fogão, tanquinho, panelas, faqueiros e micro-ondas. Levei tudo que pude. O carro voltou cheio", disse Vanusa.

A família Soligo mata a fome e a sede com bolachas e refrigerante. "Não comemos direito, mas no final vale a pena", diz dona Geni. Na fila, vendedores ambulantes também aproveitam para vender lanches, amendoim torrado e água mineral aos determinados compradores.

Vestuário

As lojas que vendem produtos de vestuário também estão enchendo os estabelecimentos de clientes atraídos pelas promoções e liquidações. De acordo com a vendedora da loja A brazileira Raquel D’aquila, toda a cadeia envolvida nas vendas sai ganhando. "O consumidor consegue comprar roupas mais baratas, a loja vende mais e eu consigo melhorar o salário no final do mês também", conclui.

A gerente da For Boys For Girls está contente com o resultado do pós-Natal. "Teve clientes que esperaram passar o Natal para fazer as compras pessoais. Ainda sobrou um pouquinho do 13.º salário no bolso e eles estão gastando", diz Carla Mazia.

Sem crise

De acordo com presidente do Sindicato Lojistas Comércio Varejista de Maringá (Sivamar), Amauri Donadon Leal, os lojistas estão sacrificando um pouco do lucro para fechar o fluxo de caixa. "Se falou muito em crise, mas até o momento as lojas ainda não sentiram o reflexo dela", conta. "Já no primeiro semestre deste ano o comércio deve sentir alguma retração nas vendas."

Ainda segundo Leal, as vendas foram maiores na comparação com o ano passado em razão da alta no número de trabalhadores formais na cidade. "Foram 11 mil carteiras assinadas a mais que no ano de 2007 que contribuíram para o aumento das vendas no final de 2008 e início deste ano", afirma. Conforme o Sivamar, em 2007, o crescimento do comércio no primeiro semestre de 2007 foi de 4%. No ano passado, este número subiu para 8%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]