• Carregando...

Uma criança de nove anos trabalha durante todo o dia recolhendo resíduos da construção civil

Crianças estão trabalhando em meio ao lixo e entulhos jogados clandestinamente em um terreno próximo a um córrego em Sarandi, a 12 quilômetros de Maringá, Noroeste do estado. Testemunhas afirmam que caminhões despejam os resíduos irregularmente todos os dias no local.

Uma criança de nove anos trabalha durante todo o dia recolhendo resíduos da construção civil. "Muitas vezes eles são pesados para quebrar e acabam machucando a minha mão", diz o menino em entrevista o Paraná TV 1ª Edição. A mãe do menino conta que a família depende deste trabalho para sobreviver. "Nós precisamos dessa renda. Agora que eles estão de férias nas escolas passam o tempo aqui conosco", disse.

O lugar não tem autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O secretário municipal de Meio Ambiente, José Luiz de Almeida, admite a irregularidade. "Estamos notificando as empresas que fazem o depósito irregularmente, pois o terreno está correndo um sério risco de se transformar em um lixão", afirmou.

Ao lado do monte de entulhos existe uma erosão, que abriu um buraco com mais de 10 metros de profundidade, que se estende até o córrego Guaiapó. O córrego já está tomado pelo lixo que desce com as águas da chuva.

O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná em Maringá, Paulino Méxia, disse que vai se reunir com as prefeituras de Maringá, Sarandi e Paiçandu para buscar uma solução ao problema. Há suspeita de que empresas dessas três cidades estariam jogando entulhos no local. O Paraná TV tentou entrar em contato com a Promotoria da Infância e Juventude para falar sobre o caso da criança que trabalha recolhendo resíduos, mas nenhum promotor foi encontrado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]