• Carregando...

A data do aniversário de Maringá não precisava ser 10 de maio. Segundo o historiador da gerência de Patrimônio Histórico do município, João Laércio Lopes Leal, outras duas datas poderiam ser escolhidas para a comemoração.

Uma delas é 10 de novembro, dia em que, no ano de 1942, o Hotel Maringá foi inaugurado, movimentando a região que, hoje, é conhecida como Maringá Velho. A outra data, e a mais óbvia das três, é 14 de novembro, já que nesse dia, em 1951, Maringá foi elevada ao status de município. Antes disso, havia sido patrimônio e distrito de outras cidades.

Mas, por que, então, 10 de maio? O historiador explica que foi a Companhia de Terras Norte do Paraná que escolheu essa data, pois foi quando a empresa, pertencente a ingleses, inaugurou o próprio prédio, em 1947, para vender lotes de terra para quem quisesse investir no noroeste do Paraná. "Maringá talvez seja a única cidade do Paraná, quiçá do Brasil, cuja data de aniversário foi definida por uma empresa privada e não é o dia em que se emancipou", afirma.

Antes de se emancipar, Maringá pertenceu a outros três municípios. De acordo com Leal, Maringá foi, primeiramente, patrimônio de Londrina, de 1938 a 1943. Depois, foi patrimônio de Apucarana, de 1943 a 1947. Por fim, tornou-se distrito de Mandaguari, de 1947 a 1951, quando finalmente, virou o município que, atualmente, comanda uma região metropolitana formada por mais de uma dezena de cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]