• Carregando...
Apesar de ter sido apresentada como candidata do DEM a prefeita, a zootecnista Maria Iraclézia de Araújo estava sendo fortemente cotado para vice na chapa com o PT | Divulgação/DEM
Apesar de ter sido apresentada como candidata do DEM a prefeita, a zootecnista Maria Iraclézia de Araújo estava sendo fortemente cotado para vice na chapa com o PT| Foto: Divulgação/DEM

O Partido Democratas (DEM) oficializou na noite de quinta-feira (28) a candidatura da presidente licenciada da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo à Prefeitura de Maringá. De acordo com o presidente municipal do partido, Rodrigo Sória, até o momento o nome do candidato a vice-prefeito e as coligações partidárias não foram definidas. "Dependemos das convenções de sábado para oficializar e divulgar essas questões. Mas adianto que estamos com negociações bem adiantadas."

Durante a convenção, Maria Iraclézia afirmou que o Programa de Governo está sendo elaborado e terá ênfase na saúde.

Até o final desta semana, boatos indicavam uma possível coligação entre DEM e PT, em que Maria Iraclézia era apontada, inclusive, como possível pré-candidata a vice de Ênio Verri (PT), o que foi negado por Rodrigo Sória. "Ela é a candidata à prefeitura do DEM. É isso que está confirmado."

Maria Iraclézia foi a primeira mulher a assumir a presidência da Sociedade Rural de Maringá. Nascida em Acopiara, no Ceará, ela é formada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Gestão em Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Além da SRM, Iraclézia presidiu o Núcleo Nelore de Maringá. Além disso, é pecuarista e professora licenciada do Cesumar.

Eleições municipais serão definidas no próximo sábado

Além da confirmação da candidatura de Maria Iraclézia nesta quinta-feira (28), o nome do deputado estadual Ênio Verri já foi lançado na convenção petista no dia 3 de junho. As demais candidaturas devem ser oficializadas em convenções realizadas no sábado (30).

Hércules Ananias de Souza também foi confirmado como candidato à prefeitura pelo PSDC, em convenção realizada na quarta-feira (27). Eliete Furlan é a candidata a vice prelo partido. No entanto, o presidente do partido, Herculano Ferreira, salienta que a oficialização da candidatura só deve ocorrer no sábado (30), com o registro no Tribunal Regional Eleitoral.

O deputado federal Edmar Arruda, apontado como possível candidato à prefeitura pelo PSC, confirmou que não irá disputar as eleições municipais em 2012. Em convenção no sábado (30), o partido deve lançar apoio à chapa encabeçada pelo PT, possivelmente com a candidatura a vice-prefeito do engenheiro Sidnei Telles.

No dia 30, o prefeito em exercício Roberto Pupin (PP), Wilson Quinteiro (PSB), Durval Francisco dos Santos Filho (PMDB), Dr. Batista (PMN), Débora Fernandes de Paiva (Psol) devem ser oficializados como candidatos a chefe do Executivo.

Os diretórios municipais do PRP, PPL e PV devem apoiar o PT. Já o PC do B e o PSTU ficarão ao lado do Psol. Já o PPS estuda o apoio ao PRP e PT do B, que apoiam o PT. No entanto, o presidente do PPS,Willian Taguchi explica que a situação permanece indefinida já que, nacionalmente, o partido é oposição ao Partido dos Trabalhadores. "Acho que por isso o PT foi o único partido que não solicitou o nosso apoio em Maringá."

O partido mais indefinido até o momento é o PSDB, com quatro pré-candidatos a prefeitura: o deputado federal Luís Nishimori, o deputado estadual Evandro Júnior e os vereadores Flávio Vicente e Márcia Socreppa. O nome que irá disputar as eleições municipais pelo partido deve ser conhecido, também, no próximo sábado (30)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]