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Com o aditivo, o valor global da obra passará de R$ 63.6 milhões para R$ 112.4 milhões, gerando 300 empregos diretos | Arquivo PMM
Com o aditivo, o valor global da obra passará de R$ 63.6 milhões para R$ 112.4 milhões, gerando 300 empregos diretos| Foto: Arquivo PMM

Risco de desabamento levou TCU a liberar as obras na linha férrea

Em abril deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) acatou o recurso apresentado pela Prefeitura de Maringá e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), autorizando o repasse de verba para conclusão das obras de rebaixamento da linha férrea no Novo Centro de Maringá. Os ministros entenderam que a paralisação da obra acarretaria até mesmo riscos diretos à população. A interrupção dos trabalhos pode, inclusive, resultar no desabamento da parte já construída.

As obras de rebaixamento da linha férrea no Novo Centro haviam sido paralisadas depois que a Secretaria de Controle Externo do Estado do Paraná (Secex/PR) encontrou indícios de superfaturamento na ordem de R$ 35 milhões.

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  • Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o rebaixamento dos trilhos na zona urbana de Maringá é a maior obra de infraestrutura ferroviária urbana em andamento na região Sul do Brasil

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou mais R$ 48,7 milhões para o rebaixamento dos trilhos na zona urbana de Maringá. O valor, anunciado nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Silvio Barros (PP), deverá ser utilizado na implantação de um túnel ferroviário entre a Avenida 19 de Dezembro e a Rua Arlindo Planas.

Segundo o presidente da Urbamar, Fernando Camargo, a criação do túnel de 600 metros de extensão é uma opção que facilitará a obras de rebaixamento no local. De acordo com Camargo, o desnível nos trilhos existente hoje será reduzido sem a necessidade de escavação. "Hoje os trilhos passam a oito metros e meio do nível dos imóveis, e seria necessário escavar mais sete metros e meio para rebaixar a ferrovia a céu aberto", explicou.

Outra vantagem apresentada por Camargo é que o túnel permitirá tornar mais ágil a obra com menor interferência no tráfego de veículos na Avenida 19 de Dezembro, principal ligação da área central da cidade com os bairros da região do Mandacaru.

Obras devem durar até 12 meses

O presidente da Urbamar explicou que o início das obras depende da aprovação do edital de licitação pelo DNIT. "Assim que o edital for liberado ele será publicado. A partir do resultado da licitação, a obra deve ser executada no prazo de 12 meses", afirmou Camargo para o JM.

Durante a divulgação da obra (que está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC do governo federal), o prefeito Silvio Barros afirmou que o novo túnel representará em um avanço importante no rebaixamento dos trilhos em toda zona urbana. "Será mais uma ampla região sem a interferência da ferrovia, permitindo a instalação de três linhas que serão importantes para a implantação do trem de passageiros", afirmou no site da prefeitura.

Outro vantagem apresentada com a instalação do túnel foi a possibilidade de reurbanizar uma ampla área da Zona 6 e parte da região oeste da cidade. "A obra otimizará o sistema viário dos bairros e provocará a valorização imobiliária. Maringá está fechando o rebaixamento da linha férrea com chave de ouro", avaliou Camargo.

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