• Carregando...
Cláudia em visita ao Cesumar no fim de maio | Divulgação
Cláudia em visita ao Cesumar no fim de maio| Foto: Divulgação

A consultora da Ervet, uma agência de desenvolvimento da região da Emilia-Romagna, na Itália, Claudia Degli Esposti, de 55 anos, estava no voo 447 da Air France que partiu do Rio de Janeiro para Paris e desapareceu no Atlântico na madrugada de segunda-feira (1º). Ela fazia parte de uma comitiva italiana que esteve no Paraná e que passou por Maringá em 22 de maio. A delegação italiana visitou o Centro Universitário de Maringá (Cesumar), onde conheceu os laboratórios do curso de moda e outras estruturas no campus.

O reitor da instituição Wilson Matos recebeu a comitiva. Também participaram do encontro representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Paranaense (Unipar), de Cascavel. O grupo estava no Paraná a convite do Sebrae para conhecer projetos na área de vestuário no Noroeste, além de Curitiba e Imbituva. O outro membro italiano da comitiva, Antonio Franceschini, executivo da confederação de empresas CNA – Federmoda, antecipou a volta para Europa e embarcou em outro voo.

Claudia já havia embarcado de Curitiba para o Rio na quinta-feira (28) para conhecer a cidade. No domingo (31), seguiu para Paris, de onde rumaria à Bologna, capital da região da Emilia-Romagna. "Até insisti que ela fosse conhecer Foz do Iguaçu, mas ela queria conhecer o Rio", conta José Gava Neto, gerente da unidade de projetos estaduais do Sebrae/PR, que acompanhou a visita da comitiva. Ele também explica que o fato não havia sido divulgado até então pois não se tinha notícias sobre o que efetivamente aconteceu com o avião.

Claudia e Antonio chegaram ao Paraná no dia 19 de maio com o objetivo de conhecer o estado e as iniciativas, principalmente na área de vestuário, para aprofundar a parceria entre o Paraná e a região de Emilia-Romagna. Durante cinco dias visitaram instituições, organizações e até uma universidade, em Maringá, no Noroeste do estado. Passaram por empresas e pela sede do Sebrae, em Curitiba, e pelo polo de malhas de Imbituva, na região Central. No fim de semana conheceram a Ilha do Mel e Morretes, no Litoral, região que será foco de outros projetos da parceria.

Durante a visita, Claudia manifestou sua empolgação pela moda paranaense, que teria "um estilo vibrante, com energia e muito jovem", comentou em entrevista à Agência Sebrae de Notícias. "É uma moda cheia de criatividade. Quando aliada à produção, tem tudo para dar certo", disse.

Gava Neto diz que o Sebrae já entrou em contato com familiares de Claudia, com o governo da Emilia-Romagna e com a Ervet para transmitir os pêsames. "Claudia era uma pessoa séria, muito profissional. Desenvolvemos um bom relacionamento. "Nós ficamos muito consternados com o fato. É uma surpresa negativa. Chega a ser difícil de acreditar", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]