• Carregando...
A encenação do espetáculo A Paixão de Cristo ocorre entre esta qurta-feira e sexta-feira, na Catedral Básilica Nossa Senhora da Glória | Divulgação/Arquidiocese de Maringá
A encenação do espetáculo A Paixão de Cristo ocorre entre esta qurta-feira e sexta-feira, na Catedral Básilica Nossa Senhora da Glória| Foto: Divulgação/Arquidiocese de Maringá

Reforma de túmulos está proibida durante o feriado

Durante o feriado prolongado da Semana Santa, a realização de obras e serviços particulares de reforma, revestimento, pintura ou duplagem de túmulos está proibida no Cemitério Municipal de Maringá. De acordo com o gerente do local Claudemar José da Silva, até o domingo de Páscoa, o cemitério estará aberto apenas para visitação entre as 7h e 19 horas.

"Já é tradição na Sexta-Feira da Paixão, no Sábado da Aleluia e Domingo de Páscoa o Cemitério Municipal receber um grande número de visitantes que se dirigem aos túmulos de seus entes queridos. Para evitar transtornos, procuramos evitar que eventuais obras de reforma sejam realizadas durante esses dias, assim como ocorre todos os anos no Dia das Mães, dos Pais e no próprio Dia de Finados", explicou Silva, em entrevista ao site da prefeitura.

A execução de obras e limpeza geral das sepulturas estará liberada a partir da próxima segunda-feira( 1º). Por orientação da Vigilância Sanitária, não é permitida a entrada de vasos de flores envoltos em embalagem plástica. As embalagens deverão ser retiradas para evitar a formação de focos do mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor da dengue. As famílias que queiram localizar túmulos podem acessar a página de serviços on-line da Prefeitura de Maringá.

O fim da Semana Santa será marcado por várias celebrações na Arquidiocese de Maringá. Nesta sexta-feira (29), os cultos acontecem a partir das 15 horas nas paróquias e na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, onde haverá os momentos da liturgia da palavra, oração universal e adoração da Santa Cruz.

A partir das 20 horas, será apresentado mais uma vez o espetáculo A Paixão de Cristo , que será encenado no novo estacionamento da catedral. A peça é idealizada pela Renovação Carismática Católica (RCC).

De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese, neste ano a produção do espetáculo investiu em detalhes de organização e iluminação. Desta vez, por exemplo, toda a parede do cenário será iluminada em lâmpadas LED com a finalidade de economizar energia elétrica. "Com isso a peça dá um exemplo prático e simbólico na luta pela sustentabilidade", explica em nota a Arquidiocese.

A organização da peça afirma que esta é a maior estrutura utilizada em A paixão de Cristo na cidade. A estrutura total conta com 700 metros, entre palco e backstage. Além disso, mais de 300 pessoas, como atores voluntários e equipe técnica, participam do espetáculo.

A assessoria de imprensa explica que durante a peça haverá banheiros químicos na praça da Basílica, cadeiras para os idosos e espaço reservado aos cadeirantes, garantindo a acessibilidade.

Sábado

No sábado (30), a catedral realiza a partir das 20 horas, a Vigília Pascal, que contará com a Procissão da Luz e Proclamação da Páscoa do Senhor. No domingo de Páscoa (31), serão celebradas missas na catedral em quatro horários: 9h30, meio-dia, 18 horas e 19h30.

Em nota divulgada no site da arquidiocese, o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti chamou a Semana Santa como a "grande semana do perdão". "É uma semana especial, um tempo que revivemos a cada ano, não como fatos do passado e sim como atualização aqui e agora da presença de Deus que continua salvando a cada um de nós, criaturas feitas a Sua imagem e semelhança", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]