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Os cursos Ensino a Distância (EAD) de Maringá registraram aumento de 924% no número de matriculados em seis anos. Entre 2006 e 2011, a quantidade de estudantes saltou de 1.610 para 16.499. A reportagem considerou os dados a partir de 2006, porque foi o primeiro ano em que as três instituições de ensino com sede em Maringá que ofertam a modalidade já atuavam na área.

O Centro Universitário de Maringá (Cesumar) foi a instituição de ensino que registrou o maior aumento desde 2006, ano que marcou a inauguração do EAD na instituição. O Cesumar teve 266 matriculados no primeiro ano e, em 2011, 15 mil.

A primeira instituição que ofertou o EAD no Município foi a Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (Insep), em 2004, com 50 matriculados. Em 2006, o número era de 826 alunos e em 2011, de 859 matriculados.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) também registrou crescimento nos últimos seis anos, com aumento de 518 alunos em 2006 para 640 entre o final de 2010 e o início de 2011.

Por outro lado, o número de estudantes caiu desde que a UEM começou a ofertar o EAD, em 2005, porque alguns cursos deixaram de ser ofertados ao longo dos anos – há sete anos, a universidade tinha 2,1 mil estudantes.

Mudança no pensamento das pessoas

O diretor do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) do Cesumar, Willian Matos, considerou que os últimos anos foram de crescimento para o EAD porque o pensamento dos estudantes mudou. Segundo o diretor, as pessoas quebraram os preconceitos em relação a esse tipo de ensino.

"O primeiro paradigma quebrado é que o diploma não tem validade. No diploma não descreve se [o curso] é a distância ou presencial. Não existe diferenciação", afirmou Matos. "O segundo é a qualidade garantida pelo MEC [Ministério da Educação] e as altas notas no Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], que têm sido iguais às do presencial."

O diretor do Nead do Cesumar ainda traçou um perfil sobre os estudantes do ensino a distância. Segundo ele, os alunos têm média de idade maior que os do ensino presencial, entre 28 e 40 anos, e, na maioria das vezes, são profissionais que já têm experiência prática na área e buscam a formação pela facilidade para assistir aulas, ministradas uma vez por semana e que podem ser acompanhadas pela internet.

Com um crescimento de aproximadamente 5.539% no número de matriculados desde a inauguração do EAD, a instituição prevê um crescimento ainda maior em um futuro próximo. "Se o crescimento seguir na mesma velocidade, projetamos 50 mil alunos em três anos", afirmou Matos.

Marketing usado no crescimento

Outro fator importante para o crescimento do ensino a distância em Maringá foi o marketing usado pelas empresas. No Insep, por exemplo, o diretor administrativo, Argemiro Aluísio Karling, afirmou que a instituição traçou uma estratégia para que o crescimento fosse acentuado.

"Começamos com 50 matriculados, a maioria eram funcionários da prefeitura. Depois disso criamos um desconto de 20% na mensalidade para os estudantes que trouxessem novos alunos para instituição", lembrou Karling.

A estratégia deu certo e a faculdade cresceu, aproximadamente, 1.600% em número de matriculados desde que foi criada.

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