• Carregando...
Seções presenciais e online fecham às 22h | divulgação
Seções presenciais e online fecham às 22h| Foto: divulgação

A eleição para reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) transcorre até 22 horas desta quarta-feira (18) e 25.219 pessoas estão aptas a votar, mas, curiosamente, o peso de cada um dos três colégios eleitorais coloca os professores da instituição como os eleitores mais cobiçados pelos candidatos. O voto dos professores tem peso de 70%, ou seja, se 1.056 docentes votarem em um único candidato, este será automaticamente eleito, independente dos votos dos outros 24.163 eleitores.

A fórmula visa garantir um equilíbrio paritário entre cada um dos três colégios eleitorais – professores, servidores (com peso de 15%) e alunos (com peso de 15%). Isso faz com o voto de um professor represente o mesmo que a escolha de 66 alunos, ou de oito servidores, em média. "A proporção é porque os professores são em menor número", explicou Ricardo Guardiolo, presidente da Comissão Eleitoral.

Quem não gosta muito dessa fórmula de escolha de reitor e vice-reitor é o Sindicato de Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), que há vários anos pede que cada um dos colégios eleitorais tenha peso de 33,3%, o que melhoraria a representatividade, principalmente, dos técnicos e demais servidores.

Pleito segue tranquilo

A votação segue normalmente nesta quarta-feira (18), segundo Guardiolo. Todas as seções abriram às 8h, como previsto, e seguem abertas até 22h. Também há os alunos da educação à distância que estão votando pela internet. "Alguns alunos esqueceram senha (para vota online), mas ligaram e pediram uma nova", disse.

O escrutínio começa assim que todas as urnas chegarem ao Restaurante Universitário. A previsão é que o resultado seja conhecido até 2 horas da manhã de quinta-feira (19). O resultado das urnas será divulgado em tempo real pela internet. Quem quiser acompanhar a apuração é só acessar o site da UEM (www.uem.br) e clicar no link da Comissão Eleitoral.

Duas chapas disputam os votos dos 25.219 eleitores. A Chapa 1, formada pelo professor e diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Luciano Baesso, que concorre a reitor, e pelo professor e diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Júlio Cesar Damasceno, candidato a vice. E a Chapa 2 que tem como candidato a reitor o atual chefe de Gabinete da Reitoria, o professor Júlio Santiago Prates Filho, e a vice, a ex-reitora Neusa Altoé. Os quatro votaram em torno das 10 horas.

No dia 9 de setembro, o Conselho Universitário indicará a lista para escolha do reitor e do vice-reitor, que será enviada ao governador Orlando Pessuti para nomeação. A posse dos novos dirigentes da UEM está marcada para 10 de outubro e o mandato é de quatro anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]