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O principal produto exportado por Maringá no ano foi o grão de soja, item que responde por 48,7%  dos itens embarcados para o exterior | Divulgação AEN
O principal produto exportado por Maringá no ano foi o grão de soja, item que responde por 48,7% dos itens embarcados para o exterior| Foto: Divulgação AEN

Ranking nacional de exportações em 2011

1) Angra dos Reis (RJ) - US$ 12 bilhões

2) Parauapebas (PA) - US$ 9,7 bilhões

3) São Paulo (SP) - US$ 7,1 bilhões

4) Rio de Janeiro (RJ) - US$ 5,3 bilhões

5) Santos (SP) – US$ 4,4 bilhões

9) Paranaguá (PR) - US$ 4 bilhões

17) Maringá (PR) – US$ 2,2 bilhões

Maringá superou a marca dos US$ 2 bilhões comercializados com o exterior ao longo deste ano. A marca histórica foi divulgada na tarde desta segunda-feira (28) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. De acordo com o relatório da balança comercial, as empresas maringaenses já comercializaram US$ 2,2 bilhões entre janeiro e outubro deste ano.

Ao comparar com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 39,2%. Com o desempenho, Maringá voltou a ocupar o 17º lugar no ranking nacional da exportação (melhor posição já conquistada pelo município), ultrapassando a cidade portuária de Rio Grande (RS), que comercializou US$ 2,1 bilhões. No ranking estadual, a cidade está atrás apenas de Paranaguá, nono no país, com US$ 4 bilhões.

Curiosamente, o resultado positivo veio em um mês que registrou queda nas vendas. Em outubro, foram comercializados US$ 231,7 milhões, redução de 17,7 % em relação ao mês anterior.

Principais produtos e destinos

O principal produto exportado por Maringá no ano foi o grão de soja, item que responde por 48,7% dos itens embarcados para o exterior, com US$ 1 bilhão. Na sequência estão as vendas de açúcar bruto (US$ 603,3 milhões ), milho em grão (US$ 226), álcool etílico (US$ 108,7 milhões) e bagaços e outros resíduos sólidos do óleo de soja (US$ 52,7 milhões).

Os maiores compradores dos produtos maringaenses são os países asiáticos, que juntos desembolsaram US$ 1,2 bilhão (56% das comercializações). Entre os principais parceiros comerciais estão: China (com US$ 870,7 milhões), Rússia (com US$ 279,1 milhões), Coréia do Sul (US$ 100,9 milhões, Taiwan (US$ 77,8 milhões) e Japão (US$ 75,2 milhões).

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