• Carregando...

A falha técnica no sistema para emissão de passaportes - que afeta as superintendências da Polícia Federal (PF) de todo o país desde segunda-feira (27)- já prejudicou o atendimento de aproximadamente 120 pessoas em Maringá até a tarde desta terça-feira (28). A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do órgão no município.

O problema ocorreu por volta de 16h da segunda-feira no sistema integrado de passaportes e, desde então, o serviço está em manutenção. Ainda não há informações sobre o que gerou o problema, mas existe a expectativa de que o sistema seja normalizado nesta quarta-feira (29).

Para tentar contornar o problema, a unidade maringaense da Polícia Federal adotou um esquema alternativo nesta terça, com a entrega manual (sem lançamento de dados no sistema digital) de passaportes emitidos emergencialmente.

A PF pede que quem tem atendimento marcado para os próximos 15 dias, e a data da viagem ainda está distante, colabore para que o serviço seja garantido aos casos mais urgentes. A ideia é que as pessoas adiem seus atendimentos no site da PF - quando for restabelecido - para que o volume de serviço volte ao normal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da PF em Maringá (44) 3220 1400.

Falha em outras cidades

Em Curitiba, a falha no sistema já prejudicou o atendimento de aproximadamente mil pessoas desde segunda-feira. Segndo o chefe do Setor de Passaporte da PF em Curitiba, Édson Carlos da Silva, em Curitiba são realizados, em média, 250 atendimentos de entrada para emissão do passaporte e 250 retiradas do documento por dia. "Nem mesmo a retirada agendada está sendo feita porque os passaportes ficam todos armazenados em um cofre e necessitamos do sistema para ter acesso aos documentos", explica.

Em outras cidades do interior do Paraná a situação não é diferente e nenhum passaporte foi emitido nesta terça-feira. Em Foz do Iguaçu, cerca de 20 atendimentos previstos tiveram que ser remarcados. Em Ponta Grossa, aproximadamente 30 pessoas acabaram prejudicadas. Já em Paranaguá e Guarapuava, onde o movimento é menor, cerca de dez atendimentos, em cada cidade, foram prejudicados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]