• Carregando...
Arraia do Seo Zico atrai centenas de pessoas todos os anos | Divulgação
Arraia do Seo Zico atrai centenas de pessoas todos os anos| Foto: Divulgação
  • Além da diversão, a festa junina tem missa e orações dos fiéis

A esperada festa junina do pioneiro Annibal Borghi, mais conhecido como Seo Zico, será nesta terça-feira (23), na Escola João Gentilin (Gleba Pinguim), a partir das 19 horas. O evento é tão tradicional que ganhou o título de patrimônio imaterial da cidade, em 2008. Além das comidas típicas, a festa terá baile com sanfoneiro, missa, levantamento do mastro, brincadeira do pau-de-sebo e a tradicional passagem pelas brasas com os pés descalços. E o melhor de tudo: é de graça.

Quem visitar a festa vai poder saborear doces, quentão e chocolate quente. O também pioneiro Tercílio Men será o responsável pelo baile. Já no início da festa, a fogueira vai ser acessa e mais tarde vira palco da passagem dos fiéis de Santo Antônio, São Pedro e São João.

Logo em seguida começa as orações do terço, o levantamento do mastro que homenageia os três santos mais importantes do mês, a missa e a brincadeira do pau-de-sebo.

De acordo com Seo Zico, a festa começou em 1982 com os vizinhos que resolveram organizar o evento. Ele conta que manter a tradição e homenagear os três santos é o intuito da festa. Porém, a diversão e a paquera também acontece. "É uma festa comemorativa onde todos podem se divertir e arrumar namorado ou namorada", brinca.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, conta que é uma honra para Maringá ter a festa como patrimônio histórico imaterial do município. "É uma festa que começou com os pioneiros da cidade e preserva as mesmas características culturais até hoje. Atrai centenas de pessoas e a cidade reconhece esse mérito", diz a secretária.

Seo Zico

Seo Zico, grande contador de causos, chegou em Maringá com 12 anos de idade, em 1946. Ele veio com a família, que morava em Cornélio Procópio, atraído pelas propagandas da Companhia de Terras Norte do Paraná e em busca de uma terra fértil para colher as glórias do café.

Ele relata que, como o trabalho era muito pesado, foi preciso encontrar formas que aliviassem o cansaço. As festas cumpriam essa função e promoviam o encontro da comunidade. Com o tempo, porém, deram espaço a outras manifestações. Em 1982, Seo Zico tentou reativar a tradição, realizando em seu sítio uma festa para poucas famílias. A iniciativa cresceu e deixou de ser no sítio do Seo Zico, mas continua na zona rural.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]