• Carregando...
Frederico Nantes é o chefe do mapeamento brasileiro que escolhe as CTSs que vão abrigar as seleções | Divulgação / Fifa
Frederico Nantes é o chefe do mapeamento brasileiro que escolhe as CTSs que vão abrigar as seleções| Foto: Divulgação / Fifa

A Copa do Mundo de 2014 ainda não tem nenhum país estrangeiro classificado. A pouco mais de um ano para o mundial, os locais que vão hospedar as delegações, chamados de Centros de Treinamento de Seleção (CTSs), organizam planos de aproximação com países próximos da vaga. Maringá, por exemplo, vai apresentar um caderno sobre a cidade para as delegações classificadas para a Copa das Confederações, em junho, no Brasil. A ideia foi aprovada pelo gerente geral de competição e serviço das equipes do Comitê Organizador Brasileiro, Frederico Nantes.

Em entrevista à Gazeta Maringá, o chefe do mapeamento brasileiro respondeu diversas questões sobre os CTSs. No Paraná, por exemplo, cinco locais estão na disputa além de Maringá: Londrina, Cascavel e dois centros de Curitiba. Em todo o país, são 70 CTSs aprovados pela equipe de Nantes. "Foram 354 inscritos no início", contou. Todos os locais escolhidos serão anexados em um catálogo, que será finalizado em novembro.

A estrutura maringaense concorre com o complexo esportivo da Vila Olímpica, incluindo o Estádio Regional Willie Davids (WD), e o Hotel Deville, localizado na Avenida Herval, no Centro da cidade. Confira abaixo a entrevista completa de Nantes à Gazeta Maringá.

(Gazeta Maringá) Qual é a importância do catálogo com todos os CTSs aprovados?

(Frederico Nantes) O catálogo é uma obrigação nossa com a Fifa. O comitê brasileiro faz um trabalho de identificação dos locais que servem como centros de seleções. Repassamos para os países filiados à Fifa somente aqueles tecnicamente aprovados e que estejam em condições de serem utilizados. Recebemos nas três janelas de inscrições 354 candidatos. Deste número, temos 70 aprovados.

As cidades sedes têm mais chances que as do interior?

É bastante relativo e complicado de responder. Primeiro é importante informar que não tem nenhum país classificado a não ser o Brasil. São apenas hipóteses até o momento. Mesmo assim, temos todos os tipos de solicitações: são países que querem ficar no centro, outros que querem ficar mais afastados. Uns preferem ficar no interior, desde que o aeroporto seja próximo. São clientes para todos os gostos.

A estratégia maringaense de apresentar a cidade durante a Copa das Confederações é válida? Isso pode ocorrer?

Sim, pode acontecer. Eles estão fazendo corretamente o planejamento. É importante deixar claro que a função do comitê é simplesmente dar esse caderno com opções para as seleções. O resto do processo é todo gerenciado pela Fifa e direcionado aos países.

Os CTSs serão usados apenas no pré-Copa, antes dos jogos começarem?

Não, não. Serão utilizadas obrigatoriamente durante toda a primeira fase. O centro de seleção escolhido será a casa do país durante toda a primeira fase da competição. A obrigação das delegações é chegar pelo menos a cinco dias da estreia no Brasil, indo direto para o CTS. Digamos que um time selecione o CTS em Maringá e jogue em Curitiba. Ele vai para Curitiba um dia antes do jogo, faz a partida e depois retorna para Maringá. A partir da fase final, os classificados vão passando de uma sede para outra [dependendo de onde será o jogo].

Os países vão escolher os CTSs dependendo de onde forem jogar durante a Copa?

Não. O problema é que muitos países farão a escolha sem saber onde vão jogar. O sorteio final dos grupos será em 7 de dezembro deste ano. Algumas das seleções vão ter feito a escolha sem saber onde jogarão. Algumas vão esperar para escolher para ficar mais no Nordeste, Centro-Oeste ou Sul. Alguns podem acabar optando por um CTS sem relação alguma de localização.

O caderno será entregue só em novembro?

O caderno já está disponível no site da Fifa desde 1º de agosto do ano passado. Fazemos apenas atualizações [a última em 30 de janeiro]. Já recebemos, inclusive, 15 países. Foram, ao todo, 37 visitas a CTSs.

Temos 70 CTSs no catálogo [cinco do Paraná]. Algum pode ser excluído?

Podem ser excluídos aqueles que apresentaram projetos de melhoria, com garantia financeira, e não cumprirem o que foi acordado. Desta forma podem ser retirados.

São 32 seleções durante a Copa. Serão, obrigatoriamente, 32 CTSs ou poderão usar mais de um centro?

Serão 32 CTSs utilizados. São os mesmos até o final da primeira fase, depois disso só as sedes serão usadas. É importante destacar que esse é um trabalho que já dura 22 meses. É um mapeamento inédito no país, com representantes de muitos estados. Estamos conhecendo centros de treinamento em todo o Brasil. Percebemos um engajamento de muitas cidades. Era esse o nosso objetivo: levar a Copa para o Brasil inteiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]