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Não há previsão de duplicação de outros trechos

Conhecida como Corredor da Moda, por ligar cidades do polo de confecções do Noroeste, a PR-323 ganhou outro apelido: Rodovia da Morte. O trecho causa dezenas de vítimas em acidentes todos os anos, o que fez com que lideranças de todas as cidades do percurso se unissem numa campanha pela duplicação do trecho.

Segundo o DER, já existe um estudo sobre a viabilidade de duplicação total da estrada, mas, por enquanto, não há previsão de abertura de licitação para obras de outros trechos. Junto com a BR-272, entre Maringá e Guaíra, a estrada é uma das principais rotas de sacoleiros que buscam o Paraguai para fazer compras, num fluxo diário de cerca de 40 mil veículos em 210 quilômetros.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná anunciou nesta quinta-feira (3) um pacote de investimentos de R$ 281 milhões para obras de melhorias em rodovias da Região Noroeste. Um dos trechos contemplados pelo Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc) será o da PR-323, que liga Maringá a Umuarama e é conhecido como Rodovia da Morte. Cerca de 10 mil quilômetros de estradas vão passar por manutenção em todo o Paraná.

Os investimentos anunciados para a Região Noroeste correspondem a cerca de 33,4% dos gastos em todo o estado, de R$ 840 milhões. A assessoria de comunicação do DER não confirmou quais são as outras rodovias da região de Maringá que vão entrar no Perc. Os pacotes para a licitação serão abertos nesta quinta-feira (3) e as revitalizações devem começar em junho.

Serão obras de melhorias na conservação e sinalização e de manutenção das rodovias. "Em seis meses já será visível essa mudança", disse o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em entrevista à RPC TV nesta quinta. "Este é o primeiro momento deste pacote, ainda teremos investimentos em terceiras faixas de algumas rodovias."

Duplicações

Além do programa para a manutenção das rodovias, a PR-323 e a PR-445 serão duplicadas em alguns trechos. Com a soma do valor que será gasto nas duplicações, o investimento do governo chegará a R$ 1,2 bilhão.

"Com as obras do Perc, o Paraná vai restabelecer a mobilidade em suas estradas, consolidando a chegada de novos investimentos nos setores agrícola e industrial que já somam R$ 16 bilhões nos últimos 14 meses", afirmou o secretário da Infraestrutura e Logística, em nota divulgada pela Agência de Notícias do Paraná.

Duplicação na PR-323 será no trecho entre Maringá e Paiçandu

O governo anunciou que as obras para duplicação de seis quilômetros na PR-323, trecho entre Maringá e Paiçandu, também devem começar a partir do próximo mês. O investimento será de R$ 40 milhões. Apesar da curta distância, o trecho é considerado um dos mais críticos da rodovia, por onde trafegam cerca de 25 mil veículos por dia. Em 2011, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), 40 pessoas morreram e 554 ficaram feridas em 904 acidentes na PR-323.

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