• Carregando...

Continua sendo monitorado e segue internado no Hospital Municipal de Maringá o homem com sintomas da gripe A H1N1, antes chamada gripe suína. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o paciente se recupera bem, não apresenta febre ou tosse e o quadro evoluiu para uma gripe comum. O homem de 44 anos foi internado na tarde de sexta-feira (15) e está sob cuidados.

O caso de monitoramento foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (18).

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o paciente chegou há três dias de Nagoya (Japão) e apresentou febre alta e tosse na sexta. Em razão de o homem ter vindo de um país onde há casos registrados da doença, ele teve de ser internado. Exames laboratoriais foram feitos ainda no sábado (16) e devem ficar prontos na quinta-feira (21).

"Como o paciente apresentou redução da febre e tosse, praticamente está descartada a contaminação pelo vírus H1N1", disse Nardi.

Estão sendo monitorados três pacientes no Paraná: um em Maringá e dois em Curitiba. Ao todo, 27 casos suspeitos já foram descartados: 19 casos por exames laboratoriais e outros oito por critérios clínicos/epidemiológicos.

Descarte

Na sexta-feira (8), a Sesa descartou a suspeita de que uma mulher, de 36 anos, teria contraído a gripe A, em Maringá.

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (18) que o número de pessoas no Brasil com suspeita de Influenza A (H1N1), caiu de 22 para 20.

Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (6), Minas Gerais (4), Distrito Federal (3), Alagoas (1), Amapá (1), Pernambuco (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (1) e Rondônia (1).

O ministério também monitora outros 19 pacientes em nove estados. Já foram descartados 270 casos. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta segunda-feira.

O número de casos confirmados da doença permanece inalterado. Os oito casos foram confirmados nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]