• Carregando...
 | Divulgação - Prefeitura de Colorado
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Colorado

No século 19, o psicólogo e sociólogo francês Gustave Le Bon escreveu uma de suas mais conhecidas frases: "As vontades fracas traduzem-se em discursos. As vontades fortes, em ações". Se seguirmos este parâmetro, podemos dizer que a professora Jasmin Kalima Wihby era o tipo de mulher que não se limitava a dizer coisas da boca pra fora, ela arregaçava as mangas e fazia.

Nascida em Lupionópolis, se mudou ainda criança com os pais e as duas irmãs para Colorado, na Região Noroeste do Estado. Lá, dedicou boa parte da sua vida pela educação. Lecionava no município desde 1976, atendendo turmas de 1a a 4a séries. Também fez parte da primeira turma de Pedagogia do município, na época em que Universidade Estadual de Londrina (UEL) mantinha um campus na localidade.

O modo firme como se engajava nas discussões educacionais fez com que Jasmin ganhasse o respeito entre os colegas. Em 2005, atendendo pedido de vários professores, a Prefeitura a convidou para assumir a Secretaria de Educação. No comando da pasta, realizou uma série de ações como a climatização das 11 escolas e centros de educação do município. Também criou uma equipe de apoio pedagógico e implantou hora atividade coletiva para os professores.

"Foi um desafio no começo, mas logo todo mundo aderiu a este tipo de trabalho pedagógico. A Jasmin controlava tudo com autoridade, mas sem precisar ofender as pessoas", lembra amiga Alessandra de Oliveira, que trabalhou com Jasmin na Secretaria de Educação.

Mas a vida não é só feita de trabalho e Jasmin também gostava de se divertir com a família e os amigos. Nas horas vagas, brincava com os netos, tomava uma cervejinha com os colegas, curtia o tradicional Rodeio de Colorado. "Quem não conhecia ela, achava que era uma pessoa braba, mas era só a cara fechada mesmo. Ela tinha um carinho muito grande pelas pessoas", lembra a filha Isabela.

Com a morte de Jasmin, foi decretado luto oficial por dois dias no município. Deixa marido, dois filhos e dois netos.

Dia 14 de março, em Colorado, por complicações renais, aos 53 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]