• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

A denúncia do crime partiu do Ministério Público

A Polícia Ambiental - Força Verde autuou dois homens suspeitos de terem realizado queimadas na Ilha dos Frades, no Noroeste do Paraná, para a retirada ilegal de ginseng, uma raiz nativa. Em visita ao local, a Força Verde diagnosticou que foram queimados cinco hectares de mata e encontrou mais de 100 quilos da raiz. A Ilha dos Frades fica no Rio Paraná, a 30 km de Querência do Norte, conforme mostrou reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, desta sexta-feira (2).

A denúncia partiu do Ministério Público de Loanda. O ginseng é uma planta nativa das ilhas do Rio Paraná, muito usada em tratamentos fitoterápicos, cuja extração é considerada crime ambiental. Para ela ser retirada, é preciso que a mata esteja limpa, por isso ocorrem as queimadas.

Na Ilha dos Frades, segundo os policiais, há indícios de que o fogo foi ateado há mais de 30 dias. Os dois homens atuados seguiram para a delegacia, prestaram depoimento e foram liberados. O sargento Valdeci Pereira, da Força Verde, diz que a queimada prejudica a vegetação nativa e afeta os animais da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]