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Resultado vai na contramão da expectativa dos lojistas, que acreditam num aumento de 5% a 20% nas vendas | Arquivo / Gazeta do Povo
Resultado vai na contramão da expectativa dos lojistas, que acreditam num aumento de 5% a 20% nas vendas| Foto: Arquivo / Gazeta do Povo

Resultado vai na contramão do que esperam os lojistas

O resultado da pesquisa com os consumidores vai na contramão do que esperam os lojistas para o Dia das Mães. Em pesquisa feita pela própria Acim, 94% dos comerciantes estão otimistas com as vendas para a data. Foi a maior porcentagem desde 2007.

A pesquisa ainda apontou que 60% dos lojistas do Município farão promoções durante o período que antecede o Dia das Mães. A expectativa do comércio é que as vendas aumentem entre 5% a 20% em relação a 2012.

Entenda o ICCM:

Valor = 100 pontos, confiança na economia neutra;

Entre 100 e 125, confiança positiva moderada-boa;

Entre 125 e 150, confiança positiva muito boa;

Entre 150 e 200, confiança positiva excelente;

Entre 75 e 100, desconfiança, prenúncio de desaceleração;

Entre 50 e 75, desconfiança total, recessão;

Fonte: Textual Comunicação

O Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) caiu 7,4% em março, em relação ao mês de fevereiro deste ano. O estudo feito pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) mostrou que os consumidores serão mais cautelosos durante as compras nos próximos três meses, o que inclui o período que antecede o Dia das Mães. O valor foi divulgado nesta sexta-feira (3).

Segundo o economista responsável pela pesquisa, Joilson Dias, a redução não significa que a data comemorativa será marcada pela queda nas vendas, porém, não deve ser observado crescimento em relação ao ano passado. "Será um bom Dia das Mães, mas nada exuberante", previu Dias. "Teremos boas compras, mas não esperamos crescimento em relação ao ano passado. É isso que os clientes estão indicando."

O economista disse acreditar que alguns setores femininos de vendas podem ser prejudicados. "Com os preços mais altos, as pessoas seguram o nível de compra. Alguns setores podem ter venda menor que o esperado, mas não será generalizado. É ruim? Não. Ainda estamos com um índice alto, mas crescimento não é esperado", analisou.

O ICCM é calculado através de uma média que leva em conta seis áreas: consumo, economia nacional, renda, indústria, comércio e serviços. No total, a média foi de 131,3 pontos, em um índice que vai de 50 a 200 pontos (entenda no quadro ao lado). O resultado aponta para expectativa de confiança é positiva. Os índices com maior queda entre fevereiro e março foram da economia nacional, com redução de 12,3%, e de consumo, com queda de 10,3%.

"Percebemos que o consumidor tem perspectivas de comprar com mais cautela daqui para frente, concentrando mais a economia de consumo", comentou Dias. "A renda não está crescendo como antes, por isso percebemos essa estabilidade."

Endividamento

O estudo também analisa o endividamento do consumidor maringaense. Entre os 539 consumidores entrevistados, menos de 10% declararam estar endividados. Deste número, 3,7% estão com contas atrasadas há mais de três meses.

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