• Carregando...
Concerto será apresentado a partir das  21 horas, no Auditório Luzamor | Divulgação
Concerto será apresentado a partir das 21 horas, no Auditório Luzamor| Foto: Divulgação

Serviço

Turnê nacional Rômulo Aoto de Ramos

Concerto em Maringá

Dia 29 de julho, quinta-feira, 21h

Auditório Luzamor – Rua Neo Alves Martins, 1794

Entrada gratuita

Outras informações podems er obtidas no site da Unicultura

Maringá recebe nesta quinta-feira (29) a apresentação de um dos mais jovens talentos da música erudita, o paranaense Rômulo Aoto de Ramos, de 19 anos de idade. Estudante do respeitado Conservatório de Lausanne, na Suíça, Ramos mostrará sua técnica a partir das 21 horas, no Auditório Luzamor.

Residindo na Europa há dois anos, Ramos aproveita as férias para visitar a família em Curitiba e apresentar sua música para os brasileiros. Sua turnê conta com 22 apresentações em sete estados. "Tocar muitas vezes o mesmo repertório para diferentes públicos é uma grande experiência profissional. Às vezes, é mais importante do que estudar com bons professores. É uma excelente oportunidade nessa idade", afirmou o músico.

Para a turnê, o jovem traz na bagagem um pouco da experiência de dois anos na Europa, sintetizados em um programa que terá obras de Ludwig van Beethoven, Frederic Chopin, Antônio Carlos Gomes, Brasílio Itiberê, Amaral Vieira e Franz Lizst. "O critério foi incluir músicas de autores brasileiros, além de composições bem conhecidas. Acredito que as apresentações proporcionarão uma boa divulgação da música brasileira do período do romantismo, raramente tocada", disse Ramos.

De autodidata tardio para grande promessa

O gosto de Rômulo Ramos por compositores e músicos eruditos vem da família, que ouvia Bethoven, Mozart, entre outros grandes nomes. No entanto, o primeiro contato com o piano ocorreu aos 11 anos de idade, período considerado tardio para um pianista, que geralmente começa a tocar ocom 6 anos de idade. "Foi uma grande luta para superar o tempo perdido", afirmou o jovem, que aprendeu a ler partituras sozinho.

Ramos ainda teve as primeiras aulas com pianistas respeitadas como a russa Olga Kiun e a portuguesa radicada no Brasil Maria João Pires (vencedora do concurso internacional do bicentenário de nascimento de Beethoven), que o incentivou a estudar na Europa.

Entre algumas de suas realizações precoces, está a participação como convidado na gravação do documentário "Super Piano Lesson Maria João Pires", da televisão japonesa NHK, em dezembro de 2007. Além do mais, de 2003 a 2006 foi premiado em todos os concursos que participou.

Acesse o Guia JM

O Guia Jornal de Maringá traz todas as novidades do cinema e do entretenimento na cidade. Acesse sempre e confira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]