• Carregando...
A universidade conta com cerca de 17 mil alunos e tem sete campi distribuídos pela região | Heitor Marcon/UEM
A universidade conta com cerca de 17 mil alunos e tem sete campi distribuídos pela região| Foto: Heitor Marcon/UEM

Vestibular teve 2,3 mil ausentes

O Vestibular de Inverno 2009 da UEM, que registrou 23.031 candidatos inscritos (um recorde, pelo segundo seguido), teve cerca de 2,3 mil estudantes ausentes, informa a UEM. Esse número corresponde a 10,07% do total de inscritos.

As provas foram realizadas entre domingo (12) e terça (14). Cliquei aqui para acessar o gabarito das provas.

A proibição à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas nos arredores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que vigorou durante o vestibular da instituição, no início desta semana, foi respeitada pela população. Um relatório divulgado nesta quarta-feira (15) pela Polícia Militar (PM) mostra que não houve nenhuma prisão por desrespeito à norma.

No último vestibular da instituição, em dezembro de 2008, a PM flagrou 113 pessoas consumindo bebidas alcoólicas ilegalmente. Outras 13 pessoas foram detidas, por crimes como consumo e venda de drogas, perturbação do sossego e desacato à autoridade.

Neste ano, foram registradas apenas ocorrências de trânsito. A PM abordou 1.960 pessoas e fiscalizou 177 veículos, o que resultou em 142 duas notificações de trânsito. Sete veículos foram guinchados e duas Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), recolhidas.

Quem fosse flagrado vendendo bebidas alcoólicas nos arredores da universidade seria multado em R$ 500 (vendedores ambulantes) ou R$ 5 mil (estabelecimentos comerciais). Quem fosse pego consumindo bebidas alcoólicas no entorno da UEM teria o produto apreendido e descartado.

A proibição

A proibição da comercialização de bebidas alcoólicas durante o vestibular é estabelecida pela Lei Municipal nº 8.054/08. A chamada Lei Seca vigorou entre sexta (10) e terça (14).

A proibição foi válida para o quadrilátero entre a Avenida Colombo e a Rua Vitória, e a Avenida Morangueira e a Rua Quintino Bocaiúva, com exceção para a Rua Vitória e a Avenida Morangueira.

Cerca de 40 policiais trabalharam por dia na fiscalização do cumprimento à Lei, na chamada "Operação Vestibular". Eles percorreram as ruas onde o consumo estava proibido e abordaram pessoas com atitudes suspeitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]