Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Maringá conclui municipalização do primeiro ciclo do ensino fundamental

Com o ensino de nove anos, a Prefeitura de Maringá assumiu responsabilidade pela educação de quase 3 mil crianças que antes estudavam na rede estadual

Entrega da Escola Ariovaldo Moreno, nesta manhã, foi o último passo do processo, iniciado em 2007 | Divulgação/Prefeitura de Maringá
Entrega da Escola Ariovaldo Moreno, nesta manhã, foi o último passo do processo, iniciado em 2007 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá)

A entrega da Escola Ariovaldo Moreno, no Jardim Alvorada, na manhã desta segunda-feira (24), marca o fim do processo de municipalização do primeiro ciclo do fundamental (1º ao 5º ano) em Maringá. Com a mudança no sistema de ensino para nove anos, a Prefeitura de Maringá precisou assumir a administração de sete escolas estaduais, e com elas a responsabilidade pela educação de quase três mil alunos.

Já o processo complementar, de estadualização do segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano), só termina em 2012, quando o município termina a transferência dos alunos que, segundo o novo sistema, devem ser atendidos pelo Governo Estadual.

O processo teve início em 2007, quando sete instituições de ensino estadual de Maringá foram repassadas ao município. Desde então, todas as unidades passaram por reformas e adaptações para atender a demanda gerada com a troca.

O prazo em que as escolas ficarão sob cuidados da Prefeitura é de 20 anos. Para tanto, foi firmado um acordo que transfere aos municípios a administração da pré-escola, do primeiro ciclo do ensino fundamental, da educação especial e da primeira fase do ensino supletivo, que corresponde aos quatro primeiros anos do ensino fundamental.

Para a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Palmieri, o principal problema enfrentado com a mudança foi a dificuldade em fazer os pais entenderem o novo modelo.

Durante a reforma das unidades, alguns alunos precisaram estudar em escolas longe de suas residências e isso também trouxe desconforto. "Os pais já estão entendendo. Cada ciclo tem currículos específicos e o professor tem uma qualificação diferenciada. Já estamos em um processo de obtenção de resultados."

Experiência pioneira

A municipalização do ensino no Paraná é uma experiência pioneira no Brasil. Já em 1993, 81% dos municípios do Estado haviam aderido ao termo cooperativo. A partir de 1995 essa iniciativa ganhou novos parceiros, com a adesão de grandes municípios, como Londrina e Maringá.

Você acha que a mudança do ensino fundamental de oito para nove anos será boa para os estudantes? Escreva seu comentário no formulário abaixo

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.