• Carregando...
Na primeira fase da campanha, que ocorreu em 12 de junho, 727 mil crianças foram imunizadas no Paraná | Valter Campanato/ABr
Na primeira fase da campanha, que ocorreu em 12 de junho, 727 mil crianças foram imunizadas no Paraná| Foto: Valter Campanato/ABr

Maringá não atingiu a meta de imunização na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizada no sábado (14). De acordo com o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, a expectativa era vacinar 20.555 crianças de até 5 anos. No entanto, apenas 17.477, equivalente a 85,1% do total esperado, receberam a dose. Por conta disso, a campanha foi prorrogada até 20 de agosto.

No sábado (14), a vacinação foi ofertada em 101 pontos de Maringá. Nesta semana, as doses só estão disponíveis nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da Secretaria da Saúde, das 8h às 17h. Segundo Nardi, tanto as crianças que tomaram como as que não tomaram a dose na primeira etapa da campanha, no fim de junho deste ano, devem receber as gotinhas para bloquear a entrada do vírus no país.

Em Maringá, a campanha começou um dia antes, na sexta-feira (13). Mesmo assim, a meta não foi alcançada. Para Nardi, o motivo foi o frio rigoroso e o fato de os estabelecimentos de ensino não ofertarem a vacina. "No sábado de manhã, por exemplo, o movimento foi muito fraco [nos 101 pontos de vacinação]", lamentou.

A gerente de epidemiologia da Secretaria da Saúde, Janete Feltrin Fonzar, afirmou que uma varredura será feita em todas as creches municipais, que atendem a aproximadamente 10 mil alunos, para identificar as crianças que ainda não foram imunizadas. As famílias desses alunos serão, então, orientadas a ir aos postos de saúde.

Na primeira deste ano, 19.960 crianças receberam as doses. No ano passado, Maringá fechou a campanha de vacinação com 20.306 crianças vacinadas. O número representou 101,88% da meta, que era vacinar 19.931 ao todo. Maringá passou dos 100% porque crianças de municípios vizinhos foram vacinadas na cidade.

ParanáO Paraná não conseguiu atingir a meta de imunizar 95% das crianças contra a poliomielite durante a segunda etapa da campanha de vacinação. De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aproximadamente 514 mil crianças receberam as gotinhas que previnem contra a paralisia infantil. O número equivale a 66,6% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

A expectativa era de que 700 mil crianças fossem imunizadas. Segundo a Sesa, foram disponibilizados 4,1 mil postos de vacinação em todo o estado. Na primeira fase da campanha, que ocorreu em junho, 727 mil crianças foram imunizadas no Paraná.

O último caso de poliomielite registrado no Paraná aconteceu em 1986, em Campo Largo. No país, a doença foi erradica há 20 anos. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989, na Paraíba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]