• Carregando...
Trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificados em Maringá | Asessoria da Prefeitura de Maringá
Trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificados em Maringá| Foto: Asessoria da Prefeitura de Maringá

Casos de Dengue em 2010 (residentes em Maringá)

* 145 Notificados

* 29 Confirmados(7 importados)

* 5 Descartados

Fonte: Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Maringá divulgou na tarde desta sexta-feira (29) mais um balanço sobre a dengue no município. Em dois dias, o número de casos notificados cresceu de 107 para 145. Já o de casos confirmados na cidade subiu de 27 para 29 (sete importados), média de um caso por dia nesse mês de janeiro.

De acordo com comunicado da Secretaria de Saúde, a divulgação dos dados é uma forma de alertar a população para a evolução da doença, que em uma semana triplicou os casos. A partir de agora, a pasta informará os números da dengue semanalmente, assim como já vem fazendo com os números da gripe A (H1N1) desde o início dos primeiros casos.

Durante essa semana, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, já havia informado que estão sendo intensificados os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Entre as ações estão a pulverização de algumas áreas com o "fumacê" e a conscientização da população. "Há 12 anos falamos a mesma coisa para a comunidade, e é inadmissível que ainda existam pessoas que não cuidam do próprio quintal", lamentou o secretário.

O último levantamento do índice de infestação mostrou que mais de 90% dos focos estão nas residências ou quintais, e em locais passíveis de serem retirados como resíduos e lixo, pratos de vasos de plantas, tinas e reservatórios de água, pneus deixados no tempo e até caixas d´água destampadas. Ainda de acordo com o mesmo levantamento, o índice de infestação foi de 3,8% em Maringá, muito acima do tolerável de 1% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, a maioria das regiões da zona urbana apresenta alto risco de contaminação, em especial a zona norte e os bairros próximos ao Contorno Sul. "Estamos com todas as nossas equipes de agentes ambientais, agentes comunitários de saúde, pessoal dos postos e da própria secretaria atuando em conjunto com o Comitê Municipal de Combate à Dengue, mas precisamos de ação da comunidade. As pessoas devem conhecer a situação de seu bairro e agir imediatamente para evitarmos uma epidemia de dengue", informa o Nardi no site da prefeitura.

Mapa da Dengue

Para reforçar a orientação junto à comunidade, a secretaria está adotando o Mapa da Dengue em Maringá, que apresenta o percentual do índice de infestação por bairro, de acordo com o último levantamento realizado entre os dias 4 e 8 de janeiro. As imagens com os dados estão sendo fixadas em postos de saúde, ônibus do transporte coletivo, terminal urbano, igrejas e locais de grande concentração popular. Além disso, o mapa pode ser acessando no site da prefeitura . A Secretaria de Saúde prepara também a Volta às Aulas sem Dengue (em parceria com a Secretaria de Educação), e o Carnaval sem Dengue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]