• Carregando...

Maringá ganhou 14.169 eleitores desde a última eleição, em 2008. De acordo com dado divulgado na quarta-feira (30) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, o atual eleitorado do município tem 248.586 pessoas aptar a votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE),no pleito de 2008, a quantidade era de 234.417. Isso significa que houve um crescimento de 6,04% nos últimos dois anos.

O eleitorado do Paraná também cresceu, mas de forma mais tímida. Ao comparar os dados fornecidos pelo TRE do Paraná e do TSE das duas últimas eleições, o aumento foi de 4,13% - o numerou passou de 7.299.999 para 7.601.553.

No Paraná, Maringá ocupa o terceiro lugar no ranking em número de eleitores para as próximas eleições, com 3,27% do eleitorado total.

Em primeiro lugar está Curitiba (1.309.961) e em segundo, Londrina (352.796). Depois de Maringá aparecem Ponta Grossa (219.809), Cascavel (193.992) e Foz do Iguaçu (183.971).

Disputa polarizada

O Paraná terá pelo menos sete candidatos ao governo do estado na disputa eleitoral deste ano. Além de PDT e PSDB, partidos menores como o PV, PSol, PSTU, PRTB e PCB também lançaram candidaturas próprias ao Palácio Iguaçu.

Embora haja ao menos sete nomes na disputa pelo Palácio Iguaçu, a eleição estadual deverá ficar polarizada entre o senador Osmar Dias, do PDT, e o ex-prefeito de CuritibaBeto Richa, do PSDB. Os dois vão representar no Paraná a polarização da disputa nacional: que tem a petista Dilma Rousseff de um lado e o tucano José Serra do outro.

Os outros candidatos ao governo do Estado são Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol), Amadeu Felipe da Luz Ferreira (PCB), Avanilson Araujo (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB).

Senado

A definição dos quatro principais nomes que concorrerão no Paraná às duas cadeiras no Senado mostra que essa será uma das disputas mais acirradas da história do Estado na eleição de senador.

Roberto Requião e Gleisi Hoffmann (pela chapa formada por PDT, PMDB e PT); e Gustavo Fruet e Ricardo Barros (coligação PSDB, DEM e PP) são apontados por especialistas como nomes de peso que devem trazer um aspecto positivo para a disputa: a variedade de opções de escolha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]