• Carregando...

O maringaense Rui Pedro da Cruz Venâncio foi o vencedor da categoria peso médio do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), no domingo (21), em Florianópolis. Com 38 anos e faixa preta no esporte, ele venceu os três adversários que lhe garantiram o título, inédito até então em sua carreira. Agora, o próximo passo é venceu o campeonato europeu, que ocorrerá em janeiro, em Portugal.

Venâncio começou a praticar o jiu-jitsu há 16 anos. De lá para cá, conquistou a faixa preta, tornou-se professor e até abriu uma academia do esporte na cidade. Ao todo, ele já ganhou várias competições, incluindo o 3º lugar na categoria peso médio e o 2º lugar na absoluta no mundial, no Rio de Janeiro, em 2003; e o 2º lugar no campeonato europeu, em Portugal, em 2004; além de ter sido dez vezes campeão no Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu.

Diferentemente das outras artes marciais, jiu-jitsu é uma luta que nem sempre machuca. Segundo Venâncio, não é um esporte para "trogloditas". "Jiu-jitsu significa arte suave", explica. "É uma luta que nem sempre fere, porque o lutador pode dar três tapinhas no adversário que está desferindo o golpe, obrigando-o a parar no mesmo instante."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]