• Carregando...

Seguindo a mobilização nacional e até internacional de protestos, Maringá realiza manifestação nesta terça-feira (18). No entanto, alguns maringaenses já se anteciparam e acompanharam os protestos em outras cidades do Brasil e do mundo. É o caso de Keila Marques, que participou da mobilização em São Paulo na segunda-feira (17), e Mariane Maio que acompanhou um protesto de apoio ao Brasil realizado em Gold Coast, na Austrália, nesta terça-feira (18).

A jornalista Keila Marques participou do protesto na capital paulista junto com outras sete amigas. Keila contou que se surpreendeu com a tranquilidade e organização da manifestação do início ao fim. "Fomos pensando que poderíamos encontrar o caos. Mas surpreendentemente foi muito tranquilo." Segundo ela, o grupo chegou ao Largo do Batata, local marcado para o início das manifestações, no final da tarde, de metrô. O transporte coletivo também foi utilizado pelas amigas e por boa parte dos manifestantes para chegar a outro ponto do protesto, a Avenida Faria Lima, segundo a jornalista.

"Em nenhum momento eu vi qualquer ato de violência ou de vandalismo. Não existiam policias desta vez, só os agentes de trânsito responsáveis pela organização do tráfego nos cruzamentos." Keila afirmou que a maioria dos manifestantes era formada por jovens e estudantes, mas que havia, também, pessoas mais velhas, profissionais e crianças que acompanhavam a manifestação das calçadas.

Assim como já foi mostrado nas capas dos jornais desta terça-feira (18), Keila pontuou que os participantes não tinham uma única motivação, mas diz acreditar que a pluralidade do protesto foi importante para expressar a indignação comum em diversas esferas da população. "Eu vi muitos cartazes dizendo coisas diferentes. Acho que cada um defendeu suas próprias prioridades, aquilo que mais lhe incomoda no Brasil."

Para ela, um dos pontos altos da manifestação foi quando, em meio à Avenida Paulista, ouviu o eco das vozes dos manifestantes. "De dentro da passeata não conseguia ter noção da dimensão. Sabia que tinha muita gente participando, claro, mas naquela hora percebi de verdade que a mobilização era muito grande."

Maringaense adere à manifestação na Austrália

Mais de 400 brasileiros se reuniram nesta terça-feira (18) em Gold Coast, na Austrália, para apoiar o movimento iniciado nos últimos dias no Brasil. A manifestação, agendada pelo Facebook, partiu do ponto mais famoso da cidade, o portal do bairro Surfers Paradise e seguiu até Miami Beach. Dados não oficiais apontam que em média 3 mil brasileiros vivam na cidade na alta temporada e 2,3 mil na baixa temporada.

De acordo com Mariane Maio, brasileira que mora há cerca de dois meses na cidade, os manifestantes foram escoltados por policiais, que foram previamente comunicados sobre o protesto. Os participantes caminharam em silêncio pelas ruas segurando faixas e bandeiras do Brasil, respeitando as leis australianas em relação ao silêncio e organização nas manifestações. "Quando a manifestação chegou ao ponto final, o Hino do Brasil foi a música que predominou no ambiente, acompanhado de gritos de guerra como ´Change Brazil [Muda Brasil]'", contou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]