• Carregando...
Cidade tem a segunda maior frota do Paraná, mas é a terceira na relação entre veículos e habitantes. | Kiko Vieira/PMM
Cidade tem a segunda maior frota do Paraná, mas é a terceira na relação entre veículos e habitantes.| Foto: Kiko Vieira/PMM

Condutores e passageiros de moto têm sido as principais vítimas do trânsito de Maringá neste ano. Dados da Secretaria Municipal de Transportes (Setran) mostram que, entre os óbitos registrados em 2009, há quatro vezes mais motociclistas do que motoristas de automóveis. Para tornar essa realidade menos violenta, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória realiza nesta quarta-feira (16), às 18h30, uma missa em homenagem às vítimas.

Até este mês, de acordo com dados publicados no site da Setran, 51 pessoas perderam a vida no trânsito do município - 27 estavam em motos e 7, em carros. Entre as vítimas também estão 14 pedestres, 2 ciclistas e 1 passageiro de ônibus. No total, 41 eram homens e 10, mulheres. Quinze pessoas morreram no próprio local do acidente, enquanto 36 entraram em óbitos depois de receber atendimento médico. A Igreja Católica, contudo, trabalha com a estatística de 57 óbitos, fornecida pelo Ministério Público.

A boa notícia é que, na comparação com anos anteriores, o número de mortos no trânsito da cidade está em queda. Em 2008, a Setran registrou 65 mortes. No ano anterior, haviam sido 75. Nesta década, o ano mais violento foi 2004, com 85 mortes.

Missa acontece pelo segundo ano consecutivo

Este é o segundo ano consecutivo em que a Arquidiocese de Maringá realiza uma missa em homenagem às vítimas do trânsito. A ideia partiu do arcebispo do município, Dom Anuar Battisti. "A cidade tem um dos trânsitos mais violentos deste país e por este motivo a preocupação da Igreja é grande quanto a isso", escreveu ele em seu blog.

A missa será presidida pelo próprio arcebispo. Assim como ocorreu no ano passado, os nomes de todas as vítimas serão levados até ao altar. Dom Anuar também deve acender uma vela para cada um dos homenageados. Ele esclarece que, apesar de celebrar a memória dos mortos, a vida busca exaltar e preservar a vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]