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O projeto de revitalização da Avenida Brasil será apresentado nesta quinta-feira (3) para os empresários de Maringá. A reunião marcada para as 18h30 na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) contará com a presença de secretários municipais e do prefeito Silvio Barros.

Entre as modificações, está a retirada das "espinhas de peixe" da via. "Vamos apresentar como vai ficar a configuração da via", ressaltou o diretor e engenheiro de tráfego da Setran, Gilberto Purpur. Ele acredita que o recurso destinado para as obras possa ser utilizado dentro de 90 dias.

A revitalização da Avenida Brasil pretende desafogar o trânsito da principal avenida comercial de Maringá. Para colocar em prática o projeto, as espinhas de peixe (estacionamentos) da Avenida Brasil serão retiradas e os canteiros centrais passarão de cinco para três metros cada. "Com isso ganharemos mais um faixa em cada sentido e uma faixa exclusiva para ônibus, o que agiliza o tráfego", disse Purpur.

Outra novidade é a sincronização dos horários dos ônibus. Segundo Purpur, passará um ônibus a cada três minutos na Avenida Brasil, pela faixa exclusiva, diferente do projeto atual que chega a fazer comboios de ônibus congestionando o trânsito.

Avenida não terá Sistema Binário

No início de janeiro, a Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) desistiu de implantar o sistema binário na Avenida Brasil, como estava previsto em um projeto de revitalização da via. Depois de três anos de estudos, os engenheiros da Setran concluíram que não será mais possível dar continuidade ao projeto porque a mudança causaria transtornos aos motoristas.

A principal mudança seria a transformação da via, hoje de mão dupla, em um binário, em conjunto com as avenidas Mauá e Carneiro Leão e com as ruas Guarani e Antônio Scramin - todas mudariam de nome e passariam a se chamar Rua Joubert de Carvalho, esta também incluída no projeto.

A AvenidaBrasil, assim, teria fluxo único no sentido da rodoviária e a Joubert de Carvalho, no sentido contrário. Segundo o diretor e engenheiro de tráfego da Setran, Gilberto Purpur, a mudança causaria transtornos na Avenida Mauá . "No inicio já prevíamos problemas, mas tentamos procurar soluções, o que não conseguimos. As mudanças e o processo de revitalização continuam, mas os binários, não."

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